
Ouça este conteúdo
O projeto Ler e Pensar (LeP), que busca impulsionar práticas pedagógicas reflexivas por meio da leitura crítica e do desenvolvimento da cidadania digital, promoveu neste ano o tema “O Mundo em Palavras: Leitura, Interculturalidade e Formação de Cidadãos Globais”. Para incentivar práticas docentes significativas, O LeP mobilizou os professores a participarem da Ação Premiada, na qual se destacou o projeto “Pontes do Conhecimento: conectando crianças a um mundo de descobertas”, executado pela professora Geórgia Bernardes, vencedora na categoria Ensino Fundamental (Anos Iniciais).
A iniciativa foi desenvolvida com as turmas dos 4º anos da Escola Municipal João Paulo II, em Medianeira (PR), envolvendo 49 estudantes. A cidade, marcada pela presença de migrantes e imigrantes, exige um olhar atento à diversidade linguística e cultural. Foi nesse contexto que a professora buscou fortalecer a alfabetização e o letramento inclusivo, criando um espaço de leitura que acolhesse diferentes vozes e experiências.
O projeto buscou compreender como o interesse genuíno pela leitura pode desenvolver aprendizagens significativas dos conteúdos escolares, pessoais e sociais. Assim, a professora aplicou uma proposta que integrou leitura, empatia e criticidade. A justificativa partiu da constatação de que os baixos índices de proficiência leitora, apontados por pesquisas como o INAF, reforçam a urgência de práticas que tornem o ato de ler uma experiência prazerosa e transformadora. As famílias também participaram por meio da leitura compartilhada de contos e de ações que envolveram a comunidade, como apresentações literárias e projetos em parceria com a biblioteca do Sesc Medianeira.
Dentre os materiais que a professora destacou terem sido de suma importância, foram as Dicas Pedagógicas e o Leitores em Ação, disponíveis na ConectaLeP, onde ela acessou sugestões e orientações para trabalhar com obras clássicas e contemporâneas, como: “Cada bicho com seu ofício”, “Essa casa que é só minha” e o “Monstro das Cores”. Ela também propôs em conjunto, atividades de produções artísticas, dramatizações, debates e atividades interdisciplinares. A professora ainda incorporou os conteúdos de Cidadania Digital do Ler e Pensar, discutindo temas como segurança online, desinformação e ética nas redes.
Os resultados superaram as expectativas, as turmas apresentaram avanços notáveis na fluência leitora, vocabulário e interpretação de textos. O gosto pela leitura se estendeu às famílias, fortalecendo vínculos e despertando o protagonismo estudantil. Além disso, o uso de ferramentas digitais ampliou o engajamento dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo.
Mais do que uma prática pedagógica premiada, Pontes do Conhecimento representa o espírito do Ler e Pensar, que há 26 anos apoia educadores e transforma realidades por meio da leitura. Ao longo do projeto, a professora Geórgia utilizou diferentes recursos oferecidos pelo projeto, como a Gazeta do Povo, as Dicas Pedagógicas, os Cursos EaD, os materiais de Cidadania Digital, o Leitores em Ação, o ebook temático do ano, o Ciclo de Lives 2025 e até o Café com o LeP.
Parabenizamos a professora Geórgia pelo destaque nacional e pela premiação, resultado de seu trabalho pedagógico de excelência. Sua prática evidencia o uso criativo e consistente dos conteúdos, materiais e recursos do Ler e Pensar, demonstrando uma inspiradora mobilização em favor da leitura.



