A educação é um dos pilares fundamentais para a construção de um futuro melhor. Nesse cenário, os professores ocupam um papel central: são eles que, com dedicação e criatividade, despertam nos alunos o desejo de aprender e transformar o mundo ao seu redor.
Reconhecer a importância desses profissionais é essencial para valorizar suas práticas e incentivar o desenvolvimento contínuo da educação. Foi com essa missão que o Prêmio Professor do Ano Ler e Pensar 2024 destacou iniciativas pedagógicas que fazem a diferença em escolas por todo o Brasil.
O projeto Ler e Pensar, promovido pelo Instituto GRPCOM em parceria com a Gazeta do Povo, atua há 25 anos na formação de educadores, incentivando o uso da informação e das mídias em sala de aula para promover a leitura crítica e a cidadania. Em 2024, o programa reafirmou seu compromisso com a educação, realizando mais uma edição do prêmio, reconhecendo as melhores práticas desenvolvidas pelos professores participantes.
Os grandes vencedores de 2024
Quatro educadores se destacaram como vencedores do prêmio em suas respectivas categorias. Suas práticas inovadoras e transformadoras marcaram um impacto profundo no aprendizado de seus alunos:
Professora Karine Alessandra dos Santos Simba, de Campina Grande do Sul, PR (Educação Infantil)
- Com a prática “Educação Socioemocional na Infância”, desenvolvida no Centro Municipal de Educação Infantil Lucia Rosenente Gueno Ferrarini, Karine promoveu o projeto "Eu Sinto", voltado à educação socioemocional das crianças. Atividades como leitura de livros, diários das emoções, práticas de mindfulness, jardinagem e yoga ajudaram os pequenos a reconhecer e lidar com suas emoções. A iniciativa também fortaleceu vínculos familiares e ensinou ferramentas de autorregulação emocional, promovendo um ambiente escolar mais saudável e empático.
Professora Katia dos Santos, de Arapongas, PR (Ensino Fundamental I)
- O projeto “Terraplanismo e Cidadania Digital”, desenvolvido na Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira, uniu Geografia e cidadania digital para ensinar pensamento crítico. Com base no debate sobre o formato da Terra, os alunos analisaram informações, combateram a desinformação e aprenderam sobre o uso ético e seguro da internet. A prática incluiu projetos interativos e vídeos educativos, promovendo consciência digital e responsabilidade.
Professor João Marcos Brandet, de Londrina, PR (Ensino Fundamental II)
- No Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, a prática “Ler e Pensar Eletrizante e Digitalmente” integrou pensamento computacional e alfabetização digital. Alunos do 6º ano criaram circuitos elétricos e jogos educativos com a plataforma Scratch, além de materiais literários e matemáticos para compartilhar com a escola. A prática promoveu cidadania digital, criatividade e inclusão, engajando os estudantes em uma aprendizagem prática e colaborativa.
Professora Clareth de Lara, de Ponta Grossa, PR (Ensino Médio)
- No Colégio Estadual Presidente Kennedy, Clareth liderou o projeto "Revista Digital Culturarte", que explorou as heranças culturais indígena e afro-brasileira. Alunos produziram pesquisas, vídeos, podcasts e conteúdos visuais para uma revista digital, incentivando a preservação das raízes culturais do Brasil enquanto desenvolviam habilidades tecnológicas e criativas.
Menções honrosas: reconhecendo práticas brilhantes
Além dos grandes vencedores, o prêmio destacou práticas que se sobressaíram em suas categorias. Confira os professores premiados e seus municípios:
Educação Infantil:
- Marlene Aparecida Caetano (Peabiru, PR)
- Vania Mara Teixeira Silva (Paranavaí, PR)
Ensino Fundamental I:
- Adrieli Silva dos Reis Andreatta (Campina Grande do Sul, PR)
- Flávia Renata Chaves da Silva (Curitiba, PR)
- Janisse Mendes Cordova (Curitiba, PR)
- Leila Maria Lupepsa (Prudentópolis, PR)
- Marcia Cristiane Bíscaro Kaminski (Campina Grande do Sul, PR)
- Mary Sônia Dutra de Alencar (Parintins, AM)
Ensino Fundamental II:
- Náyra Rafaéla Vido (Limeira, SP)
Ensino Médio:
- Débora Marconato Luft (Dois Vizinhos, PR)
- Maria Lúcia Blaca (Quedas do Iguaçu, PR)
- Ody Marcos Churkin (Campina Grande do Sul, PR)
Práticas certificadas: um reconhecimento coletivo
Além dos premiados, dezenas de professores tiveram suas práticas certificadas, refletindo o esforço coletivo pela melhoria da educação. Confira os nomes e cidades dos projetos certificados:
- Adrieli Silva dos Reis Andreatta (Campina Grande do Sul, PR – Ensino Fundamental I)
- Alcioneide Negrão (Paranavaí, PR – Ensino Fundamental I)
- Ana Aparecida Silva (Paranavaí, PR – Educação Infantil)
- Ana Cristina Peniche Pinto (Paranaguá, PR – Ensino Médio)
- Ana Paula de Oliveira Luz (Realeza, PR – Ensino Médio)
- Ana Rudey (Campo Mourão, PR – Ensino Fundamental I)
- Andreia Vasconcelos Farias (Campina Grande do Sul, PR – Ensino Médio)
- Aniele Andrade da Silva Freitas (Porto Amazonas, PR – Ensino Fundamental I)
- Carolina Rochelli Policarpo Ventura (Paranaguá, PR – Ensino Fundamental I)
- Cristina Godoy (Quatro Barras, PR – Ensino Fundamental I)
- Daniele Cristina Benício dos Santos Freitas (Maringá, PR – Ensino Fundamental II)
- Daniele de Jesus da Silva (Itaipulândia, PR – Educação Infantil)
- Débora Marconato Luft (Dois Vizinhos, PR – Ensino Médio)
- Eliana Mayara Mendes Martelli (Paranavaí, PR – Educação Infantil)
- Eliane da Silva de Oliveira (São Pedro do Iguaçu, PR – Ensino Fundamental II)
- Eliane Maria Tisse Zacchi (Curitiba, PR – Ensino Fundamental I)
- Eronice Ribeiro Leandro (Laranjeiras do Sul, PR – Ensino Fundamental I)
- Fernanda Aparecida Groscko (Pitanga, PR – Educação Infantil)
- Flávia Renata Chaves da Silva (Curitiba, PR – Ensino Fundamental I)
- Gabriela Andreo Marini (Paranavaí, PR – Educação Infantil)
- Giovana Bittencourt Falkenback Picolo (Pinhal da Serra, RS – Ensino Médio)
- Hailisson Ferreira (João Monlevade, MG – Ensino Fundamental II)
- Ivanildo Fabrício Oliveira (Maringá, PR – Ensino Médio)
- Jael Nascimento (Jaru, RO – Ensino Fundamental II)
- Janisse Mendes Cordova (Curitiba, PR – Ensino Fundamental I)
- Jessica Cristina de Oliveira Rodrigues (Antonina, PR – Ensino Fundamental II)
- João Camargo Krames (Chapecó, SC – Ensino Médio e Ensino Fundamental I e II)
- João Marcos Brandet (Londrina, PR – Ensino Fundamental II)
- Josseli de Fátima de Assis Santos (Curitiba, PR – Ensino Médio)
- Juliane Bonin Ribeiro Barao (Curitiba, PR – Ensino Fundamental I)
- Karine Alessandra dos Santos Simba (Campina Grande do Sul, PR – Educação Infantil)
- Katia dos Santos (Arapongas, PR – Ensino Fundamental I)
- Larissa Penso (São Miguel do Iguaçu, PR – Educação Infantil)
- Leila Maria Lupepsa (Prudentópolis, PR – Ensino Fundamental I)
- Lilian Mara Peres Ferreira (Londrina, PR – Ensino Fundamental I)
- Luciano Magalhães Alves (Campo Grande, MS – Ensino Médio)
- Luis Alberto T. dos Santos (Curitiba, PR – Ensino Fundamental I)
- Márcia Angela Dahmer Quinzani (Foz do Iguaçu, PR – Ensino Médio)
- Marcia Cristiane Bíscaro Kaminski (Campina Grande do Sul, PR – Ensino Fundamental I)
- Maria Lúcia Blaca (Quedas do Iguaçu, PR – Ensino Médio)
- Marlene Aparecida Caetano (Peabiru, PR – Educação Infantil)
- Mary Sônia Dutra de Alencar (Parintins, AM – Ensino Fundamental I)
- Mirian Soares dos Santos (Campo Mourão, PR – Educação Infantil)
- Nathaly da Silva (Curitiba, PR – Ensino Fundamental I)
- Náyra Rafaéla Vido (Limeira, SP – Ensino Fundamental II)
- Ody Marcos Churkin (Campina Grande do Sul, PR – Ensino Médio)
- Rafaela Cristina Vicentin Zuca (Paranavaí, PR – Educação Infantil)
- Rubens Baldini Neto (São Paulo, SP – Ensino Fundamental II)
- Sandra Arnaldo da Silva Cavalcante (Petrolina, PE – Ensino Médio)
- Silvana de Souza Oliveira (Jaguapitã, PR – Ensino Médio)
- Silvia Jaqueline dos Santos Gonçalves (Piên, PR – Ensino Fundamental I)
- Simone Moura Soares e Silva (Almirante Tamandaré, PR – Educação Infantil)
- Sirlene Rocha da Silva (Campo Mourão, PR – Ensino Fundamental I)
- Théo de Souza Nascimento (Curitiba, PR – Ensino Fundamental I)
- Valquíria da Piedade Gaideski Gogola (Campo Largo, PR – Ensino Fundamental I)
- Vania Mara Teixeira Silva (Paranavaí, PR – Educação Infantil)
Celebrando a educação como força transformadora
O Prêmio Professor do Ano Ler e Pensar 2024 reafirma que reconhecer e valorizar o trabalho docente é essencial para uma educação de qualidade. Os vencedores, as menções honrosas e as práticas certificadas mostram que, quando professores têm espaço para inovar, os resultados podem transformar vidas e comunidades inteiras. Que essas histórias inspirem mais educadores a continuar inovando e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
Quer conhecer as práticas inovadoras que promovem o protagonismo dos alunos? Acesse a coluna do Ler e Pensar na Gazeta do Povo. Clique aqui para saber mais.
Deixe sua opinião