A brasileira Fernanda Arantes vota pela segunda vez em uma eleição presidencial dos Estados Unidos. Nascida em Curitiba (PR), a estagiária da Bolsa de Nova York (NYSE), está há 18 anos no país, é filiada ao Partido Republicano, mas nesta terça-feira (4) vai votar para o candidato do Partido Democrata, Barack Obama. "Esta eleição é diferente, é a primeira vez que um candidato afro-americano está concorrendo e é muito importante na história da América", disse à Agência Estado, em Nova York.
Arantes, de 23 anos, que praticamente cresceu nos EUA, acrescenta, mesclando o inglês com o português, que este "é um momento de mudança na América. A diferença de idade entre os candidatos também é importante, pois a geração na qual a América está entrando pode se identificar mais com Obama do que com McCain (John McCain, candidato do Partido Republicano). Isto é fundamental no caso de Obama se tornar presidente nos EUA", estimou.
"Sou republicana, identifico-me com (posições) conservadoras em questões políticas, mas acho que Obama está mais atualizado para ser candidato nesta hora, diante dos grandes problemas que a América está enfrentando", afirmou.