A partir desta terça-feira (19), todos os quartéis da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros e de bombeiros comunitários do Paraná começam a receber donativos que serão encaminhados às vítimas do terremoto no Haiti. Para os interessados em ajudar, a Defesa Civil Estadual, que coordena a campanha, informa que apenas alguns tipos de gêneros alimentícios serão recebidos (veja no quadro ao lado).
A campanha de arrecadação de doações foi lançada nesta segunda-feira (18). Às 14 horas, uma reunião com representantes da Defesa Civil, da Associação Paranaense de Supermercados e da Organização das Cooperativas do Paraná definirá as atribuições dos envolvidos para o início do recolhimento de mantimentos.
Por conta das dificuldades em organizar a distribuição dos alimentos no Haiti e da falta de locais apropriados para o armazenamento dos produtos, as doações devem preferencialmente ser embaladas para o transporte, a fim de facilitar o acondicionamento e o envio. "As embalagens lacradas devem ter seu conteúdo etiquetado, para facilitar a organização do transporte. Latas de produtos alimentícios podem ser acompanhadas de abridores de latas", disse o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da seção operacional de Defesa Civil à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial do governo do estado.
Outro aspecto importante a ser observado é quanto ao prazo de validade dos produtos. "A preferência é para alimentos que tenham seu prazo de vencimento a partir de março de 2010. Devido às dificuldades de recebimento dos donativos no Haiti, pode haver certa demora no envio dos produtos", explicou Pinheiro.
A ideia da Defesa Civil é criar uma rede de solidariedade pra conseguir arrecadar o maior volume de donativos possível. "Sugerimos para as pessoas que não tem condições de doar mais de um litro de leito, por exemplo, que se organizem com vizinhos, parentes, condomínios e outros, para que juntos façam as suas doações".
Voluntários
Desde a quinta-feira passada (14), a Defesa Civil do Paraná cadastra voluntários interessados em atuar no trabalho de ajuda às vítimas do terremoto. O órgão deixa claro que o cadastro é preliminar e que não há certeza de convocação. Ainda assim, até a manhã desta segunda-feira (18), 1,5 mil pessoas já haviam preenchido a inscrição.
A abertura do cadastro, que é feito pela internet, gerou ainda um recorde de acessos no site da Defesa Civil. Entre a quinta e a sexta-feira (15), foram mais de 6 mil acessos, contra uma média de 700 a 800 acessos diários no site.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3350-2610 e (41) 3350-2733 ou no site da Coordenadoria Estadual do Paraná (www.defesacivil.pr.gov.br).