O Egito está realizando conversas com autoridades do Hamas neste domingo para intermediar um cessar-fogo em Gaza antes de promover novas negociações com autoridades israelenses amanhã, informou Ismail Khart, chefe do Serviço de Informação do Estado do Egito.
"Uma reunião está ocorrendo com uma delegação do Hamas e as discussões serão retomadas amanhã com os israelenses", afirmou. As conversas visam "obter um cessar-fogo baseado na iniciativa egípcia" para encerrar a guerra em Gaza, acrescentou.
Amos Gilad, alto funcionário da defesa israelense, é o encarregado de negociar com o Egito um eventual cessar-fogo. Gilad esteve no Cairo para as discussões iniciais sobre o plano de trégua do Egito na quinta-feira.
"Um cessar-fogo é muito importante, nós não podemos colocar as partes para negociar enquanto o combate continuar", declarou Khart.
O plano do Egito busca atender tanto à demanda de Israel de evitar com que armas entrem na Faixa de Gaza através dos túneis egípcios, quanto à demanda do Hamas de reabrir as fronteiras de Gaza para tráfego normal.