- Israelenses e palestinos protestam em SP
- Leia a cobertura completa sobre a ofensiva israelense em Gaza
- Após "garantias" de Israel, agência da ONU diz que vai voltar a atuar em Gaza
- Embaixadores árabes enviam carta de agradecimento ao Brasil por ajuda a Gaza
- Menino faz relato chocante de mortes numa casa na Faixa de Gaza
O Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil entregou na noite desta quinta-feira (8) ao Itamaraty uma carta de agradecimento pela ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
O governo brasileiro enviou na manhã desta sexta-feira (9) para a região do conflito um avião da Força Aérea com 14 toneladas de produtos - seis de medicamentos e oito de alimentos.
O grupo de 15 embaixadores seria recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, mas ele viajou ao Oriente Médio. Em seu lugar, compareceu o número 2 do Itamaraty, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral das Relações Exteriores.
"Fizemos uma carta agradecendo ao Brasil pelos esforços", informou ao G1 o embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Al Zeben.
Ajuda humanitária
A previsão é que o avião pouse em Amã, na Jordânia, apenas no domingo (11). Segundo o Itamaraty, os donativos serão entregues em cerimônia que contará com a presença de Amorim. De Amã, os produtos serão imediatamente transportados para a Faixa de Gaza.
Militares embarcaram os medicamentos e alimentos no avião da FAB, modelo Hércules C-130. O Itamaraty informou que todos os donativos enviados a Gaza foram comprados pelo governo federal.
"É um gesto de solidariedade do Brasil para com o povo palestino, que está enfrentando uma crise humanitária grave e de grandes proporções, por motivo da ação militar israelense", disse Eduardo Botelho Barbosa, chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, pasta responsável pela aquisição dos medicamentos.
Também nesta quinta, o Itamaraty confirmou a viagem de Celso Amorim ao Oriente Médio, onde ele terá reuniões na Palestina, na Síria e na Jordânia, para tentar ajudar nos esforços de cessar fogo.