Publicidade
Tarifaço

EUA anunciam novo tarifaço por trabalho forçado e Brasil entra na faixa máxima de sobretaxa

USTR anunciou novas tarifas, de 10% a 12,5%, para 60 economias com base na Seção 301 (Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER / POOL)

Ouça este conteúdo

Apuração em andamento

O Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR, na sigla em inglês) confirmou na tarde desta quinta-feira (23) uma nova tarifa de 12,5% sobre importações do Brasil por bens produzidos com trabalho forçado.

A medida, baseada na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, atinge outras 59 nações que, segundo o governo de Donald Trump, não agiram para proibir o uso de trabalho forçado no desenvolvimento de suas mercadorias, o que gera uma desvantagem comercial aos EUA. A sobretaxa pode variar de 10%, para países que "se comprometeram a adotar e a aplicar efetivamente proibições à importação de trabalho forçado"; e de 12,5% para países que não teriam adotado tal proibição.

A decisão do USTR foi tomada após duas rodadas de audiências públicas no início do mês, que contou com 2.100 comentários de partes interessadas na investigação. O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro esteve envolvido nas negociações nos EUA para evitar o tarifaço.

“O presidente Trump reconhece que décadas de persuasão moral não erradicaram o trabalho forçado das cadeias de suprimentos globais. Os EUA têm uma proibição de importação de produtos com trabalho forçado há quase um século e a aplicam rigorosamente; já passou da hora de nossos parceiros comerciais fazerem o mesmo”, disse o Representante Comercial do país, Jamieson Greer.

Matérias-primas escapam de sobretaxa. veja lista de isenções

O USTR isentou alguns produtos da sobretaxa por terem o potencial de prejudicar a economia americana.

As mercadorias envolvem matérias-primas e produtos que não podem ser cultivados ou produzidos em quantidades suficientes nos EUA ou obtidos de outras fontes.

Alguns exemplos são a carne bovina brasileira, que ficou de fora da nova cobrança, couros, peles e outros produtos de origem animal. Outras mercadorias que escaparam inicialmente da sobretaxa são o café, madeira, petróleo, gás e fertilizantes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.