Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Facção terrorista Boko Haram sequestra 40 meninos na Nigéria

Ao menos 40 garotos foram sequestrados por extremistas islâmicos ligados ao Boko Haram no norte da Nigéria.

Os militantes atacaram um vilarejo chamado Malari, no Estado de Borno, na sexta (2), e ordenaram que todas os homens assistissem a um sermão religioso em frente a casa do chefe da aldeia, disse uma testemunha, o fazendeiro Bulama Malam, que fugiu do local a pé.

"Após nos dizerem que queriam rezar conosco, eles começaram a selecionar meninos entre 12 e 25 anos", disse Malam. "Eu escapei porque eles só selecionaram homens jovens".

Malari está localizado perto de Gwoza, cidade integrada desde junho de 2014 ao "califado" que o Boko Haram diz ter instaurado no nordeste da Nigéria. Borno é, junto aos Estados vizinhos de Yobe e Adamawa, o epicentro da atividade dessa facção islâmica, cujas ações terroristas mataram ao menos 13 mil pessoas nos últimos cinco anos.

"Meus dois filhos e três dos meus sobrinhos estão entre os sequestrados e acreditamos que eles serão utilizados como soldados", disse Malam.

O Exército nigeriano não quis se pronunciar sobre o ocorrido.

Neste sábado (3), centenas de insurgentes atacaram uma base militar nigeriana em Baga, perto da fronteira com o Chade, segundo a agência Associated Press, que ouviu um funcionário de inteligência nigeriano que pediu anonimato. O local abriga uma força multinacional de combate ao Boko Haram e conta com soldados dos Camarões, Chade e Niger.

O Boko Haram aumentou o número de seus ataques desde que o governo divulgou, em outubro de 2014, que o grupo terrorista havia concordado com um cessar-fogo. Mais tarde, o líder da facção, Abubakar Shekau, negou a informação em um vídeo divulgado na internet.

Segundo a Reuters, também na última quinta (1), militantes do Boko Haram mataram ao menos 15 pessoas em um ataque a ônibus no norte de Camarões. A agência ouviu um militar e um empresário que pediram anonimato. Os passageiros viajavam de Kousseri para Maroua.

Sequestros

O Boko Haram ainda tem em seu poder mais de 200 meninas que foram sequestradas em abril de 2014 na cidade de Chibok. O episódio provocou indignação no mundo todo e desencadeou uma vasta campanha internacional para exigir a libertação das garotas.

Só em 2014, o Boko Haram sequestrou 592 pessoas, a maior parte delas no Estado de Borno, segundo apuração do jornal de maior circulação da Nigéria, "The Punch".

O Boko Haram tem por objetivo fundar um Estado islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristão no sul. A seita controla várias localidades do nordeste do país e tem estudantes como um de seus principais alvos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.