
Ouça este conteúdo
O FBI prendeu Jonathan Hunter Kramer, de 21 anos, acusado de se preparar para realizar um ataque nos Estados Unidos em apoio ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Segundo o Departamento de Justiça americano, agentes encontraram com o suspeito um rifle semiautomático, cinco carregadores e cerca de 190 munições.
Kramer, que morava no estado da Pensilvânia, foi preso no último sábado (12) quando retornava a um hotel. Agentes do FBI o acompanhavam e o abordaram depois que ele havia comprado munição em uma loja de artigos esportivos.
As autoridades afirmam que Kramer usava na internet o nome “Hamza Al Rashid” e dizia ter ligação com o Estado Islâmico. De acordo com a investigação, ele compartilhava propaganda extremista, oferecia manuais de explosivos e discutia possíveis formas de realizar ataques.
Em uma mensagem enviada em 9 de setembro, três dias antes da prisão, o perfil atribuído a Kramer afirmou que estava se preparando para sua “missão” e que faltava apenas conseguir uma arma. O FBI diz que encontrou indícios de que ele discutiu ataques contra multidões e locais fechados e chegou a conversar com uma fonte da agência sobre o uso de áreas de passagem estreita para aumentar o número de vítimas.
O Departamento de Justiça afirmou ainda que o suspeito havia produzido material com sugestões de ataques usando armas de fogo, incêndios, veículos e substâncias tóxicas. Em uma das conversas citadas no processo, o perfil atribuído a Kramer mencionou inclusive a possibilidade de contaminar alimentos ou bebidas em eventos realizados em sinagogas.
Após a abordagem no hotel, agentes cumpriram mandados de busca contra Kramer, no quarto onde estava hospedado e em sua residência. Além do rifle e das munições, foram apreendidos uma mira, um bipé para rifle, spray de pimenta, uma ferramenta de escavação e cerca de 30 facas.
Segundo John Eisenberg, chefe da divisão de Segurança Nacional do Departamento de Justiça, Kramer foi detido quando aparentemente se preparava para um ataque a tiros que poderia causar numerosas mortes. O diretor do FBI, Kash Patel, afirmou que o homem consumia propaganda do Estado Islâmico, elaborava possíveis ataques e adquiria armas que, segundo a investigação, seriam usadas para colocar o plano em prática.
Kramer já era conhecido pelo FBI. Em 2023, quando ainda era menor de idade, ele foi investigado por participação em um plano para provocar um ataque com grande número de vítimas. Na ocasião, também respondeu na Justiça estadual da Pensilvânia por posse de material de abuso sexual infantil e acabou enviado a uma instituição para adolescentes.
Depois que ele deixou a instituição, em março deste ano, uma denúncia anônima levou o FBI a retomar a investigação contra ele. A pessoa relatou que Kramer voltara a encomendar pacotes considerados suspeitos e retomara contato com antigos conhecidos.
O jovem foi formalmente acusado de receber arma e munição sabendo, ou tendo motivos para acreditar, que seriam utilizadas em um crime de terrorismo. O governo americano pediu que ele permaneça preso sem direito a fiança. A próxima audiência dele está marcada para esta quarta-feira (16).




