O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou nesta terça-feira (23) a atuação do presidente francês, Nicolas Sarkozy, no combate à crise financeira internacional.
Os dois presidentes assinaram nesta terça acordos de cooperação na área de tecnologia e defesa.
"(Sarkozy) tem me surpreendido pela firmeza com que tem agido na política internacional. É impressionante o comportamento da França sobre a crise. É importante a atuação nas discussões e a firmeza com que o governo francês tem dito que não vai compactuar para que especuladores recebam dinheiro do país sendo que não cuidaram da produção", afirmou Lula em declaração à imprensa após a assinatura de atos.
O presidente brasileiro disse ainda que a relação com a França é de "parceria" na área da defesa e não visa apenas a questão "mercadológica". "A França não está disposta apenas a vender seus helicópteros. Queremos construir acordo para que o Brasil se dote da indústria. Vamos construir parceria e o Brasil será sempre grato ao governo francês pela compreensão de parceria não apenas mercadológica." Mercado financeiro
O presidente Lula voltou a criticar os especuladores e pediu regulação para o mercado futuro. "Temos de ter coragem de criar regulação para o mercado futuro. Ninguém pode ficar especulando sobre o que vai acontecer sem colocar dinheiro hoje", avaliou.
- Carla Bruni declara amor ao Brasil após visitar favela
- Lula e Sarkozy assinam atos no Rio
- Lula defende reestruturação das Forças Armadas no rádio
- Lula é o 18º homem mais influente do mundo, aponta Newsweek
- Proposta para G-20 inclui novo papel do FMI, diz Sarkozy
- No Rio, Sarkozy anuncia parceria com Brasil no G-20
- Sarkozy defende Brasil no Conselho de Segurança da ONU
- Lula e Sarkozy se encontram em hotel no Rio