Uma empresa norte-americana anunciou nesta segunda-feira (2) a descoberta dos restos de um navio britânico, naufragado em 1774, que pode conter uma carga de moedas de ouro hoje avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.
A Odyssey Marine Exploration Inc., da Flórida, disse ter descoberto no canal da Mancha os restos da caravela HMS Victory, que era um orgulho da frota britânica, com seus 110 canhões de bronze, até afundar durante uma tempestade, com mais de 900 tripulantes a bordo.
"Descobrir este naufrágio resolveu um dos maiores mistérios de naufrágios da história", disse Gregg Stemm, executivo-chefe da Odyssey.
"Há fortíssimas evidências de que há alguns objetos valiosos neste naufrágio que poderiam criar um certo vale-tudo, e esperamos conseguir manter este local oculto", disse Stemm em entrevista coletiva em Londres.
De acordo com ele, a empresa manteve a descoberta em sigilo durante nove meses, enquanto negociava com o governo britânico sobre os direitos de exploração e outros aspectos.