A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou em seu boletim sobre a nova gripe do vírus influenza A (H1N1) que o número de casos no mundo aumentou para 27.737 em 74 países. Segundo a agência da ONU, até agora 141 mortes foram relacionadas com a doença.
Pandemia?
A OMS disse na terça-feira que estava prestes a declarar a primeira pandemia de gripe em mais de 40 anos.
A entidade está preocupada com a disseminação sustentada da cepa do H1N1 -- incluindo mais de 1.000 casos na Austrália -- depois de grandes surtos na América do Norte, onde a doença surgiu em abril.
A confirmação de disseminação em comunidades em uma segunda região, além da América do Norte, levaria à mudança no nível de alerta para a fase 6, o grau máximo na escala da OMS, o que significa uma epidemia global plenamente desenvolvida.
Vacina
Depois de receberem amostras da cepa do vírus da gripe H1N1, fabricantes de medicamentos estão prestes a produzir uma vacina que poderá ser utilizada no outono do hemisfério norte, disseram funcionários dos laboratórios nesta quarta-feira.
O que não está claro, no entanto, é a quantidade de vacinas que eles serão capazes de produzir, uma vez que isto depende da facilidade com que a nova cepa do vírus crescerá num ambiente de produção comercial.
"Levará provavelmente algumas semanas para apurar a produção antes de começarmos a fabricação em larga escala", disse um porta-voz da Glaxo.