Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ataque aéreo

Presidente do Afeganistão acusa os EUA de matarem 40 civis

Karzai condenou o ataque aéreo que matou cerca de 40 civis e feriu outros 28 no distrito de Shah Wali Kot, em Kandahar | Omar Sobhani / Reuters
Karzai condenou o ataque aéreo que matou cerca de 40 civis e feriu outros 28 no distrito de Shah Wali Kot, em Kandahar (Foto: Omar Sobhani / Reuters)

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, afirmou nesta quarta-feira (5) que um ataque aéreo norte-americano matou 40 civis que participavam de uma festa de casamento no sul do país. Karzai "condenou o ataque aéreo que matou cerca de 40 civis e feriu outros 28 civis no distrito de Shah Wali Kot, na província de Kandahar", diz comunicado da Presidência do Afeganistão.

"Nós reconhecemos que alguns civis foram feridos e alguns podem ter sido mortos. Não tenho como confirmar os números", disse à France Presse o coronel Greg Julian, porta-voz das forças de ocupação dos EUA no Afeganistão.

Um repórter da France Presse disse que, segundo testemunhas do ataque, os mortos incluíam pelo menos 23 crianças e 10 mulheres. Segundo a rede árabe de televisão Al-Jazira, o ataque aéreo foi uma resposta das forças de ocupação a tiros disparados contra uma patrulha norte-americana que havia estado em Shah Wali Kot nesta segunda-feira (3). "Como resultado dos disparos do Taleban, eles chamaram apoio aéreo, mas havia uma festa de casamento naquela aldeia, havia cerca de 90 pessoas em uma casa e o míssil caiu lá", relatou o repórter da Al-Jazeera. As informações são da Dow Jones.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.