Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Armas nucleares

Secretário dos EUA diz que ameaça norte-coreana está mais letal

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse na quarta-feira que a Coreia do Norte tornou-se uma ameaça mais letal para a região e Washington não tolerará armas nucleares no país.

Nas últimas semanas, a Coreia do Norte indicou que pode retornar às negociações internacionais para pôr fim ao seu programa de armas nucleares após provocar tensão na região com um teste atômico em maio e ameaças de atacar a Coreia do Sul.

"O comprometimento de longo prazo da América aqui reconhece que o perigo apresentado pelo regime norte-coreano continua e, de várias formas, tornou-se ainda mais letal e desestabilizador", disse Gates a tropas norte-americanas e sul-coreanas em Seul.

A Coreia do Norte posiciona a maioria dos seus 1,2 milhão de soldados próximos à fronteira com a Coreia do Sul e tem vários mísseis que podem atingir a Coreia do Sul e grande parte do Japão.

O país disparou uma série de mísseis de curto alcance na semana passada e autoridades militares sul-coreanas disseram que os artefatos mostraram maior precisão e alcance que versões anteriores. Analistas afirmam que os disparos foram uma tentativa de Pyongyang de ampliar seu poder de barganha antes das negociações sobre seu programa nuclear.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.