Publicidade
Regime islâmico

Sem Brasil, dez países das Américas denunciam ações terroristas do Irã no continente

eua américas irã brasil
O presidente Donald Trump durante encontro do Escudo das Américas. (Foto: Casa Branca/EFE)

Ouça este conteúdo

Os Estados Unidos e outros nove países das Américas divulgaram uma declaração conjunta em que condenam ações terroristas e operações de influência atribuídas ao Irã e a grupos apoiados pelo regime no continente. O Brasil não aparece entre os signatários do documento, publicado pelo Departamento de Estado americano na segunda-feira (5).

Além dos EUA, assinaram a declaração Argentina, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Guiana, Paraguai, Peru e Trinidad e Tobago.

No documento, os dez governos afirmam que as atividades iranianas na região incluem planejamento de ações letais, arrecadação ilícita de recursos, interferência política e operações de influência estrangeira.

Segundo a declaração, também foram identificadas ações destinadas a fortalecer redes terroristas, coagir pessoas consideradas inimigas, comprometer processos judiciais ou administrativos e prejudicar a segurança dos países da região.

“Permanecemos unidos em nossa determinação de proteger nossos países e nossos povos contra essas ameaças. A República Islâmica do Irã e seus representantes devem interromper essas ações agora”, afirmaram os governos.

Os signatários também elogiaram países da região que têm atuado contra atividades atribuídas ao Irã, incluindo o planejamento de ações letais, e prometeram ampliar a cooperação para enfrentar essas ameaças. Segundo o documento, novas medidas deverão ser adotadas, embora não tenham sido detalhadas.

A declaração é resultado de uma articulação promovida pelos Estados Unidos e pelo Paraguai. Em setembro, os dois países organizaram o Fórum de Combate ao Terrorismo Transnacional, voltado ao aumento da cooperação entre autoridades policiais do continente para identificar e interromper atividades terroristas ligadas ao Irã.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.