Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Perigo

Vulcão se acalma, mas Colômbia mantém alerta vermelho ligado

Vulcão Nevado del Huila "está se acalmando", aponta Marta Calvache. Ningúem ficou ferido em razão da agilidade no momento de avisar a população | Ingeominas / Reuters
Vulcão Nevado del Huila "está se acalmando", aponta Marta Calvache. Ningúem ficou ferido em razão da agilidade no momento de avisar a população (Foto: Ingeominas / Reuters)

O governo colombiano mantém ligado o alerta vermelho no sudoeste do país após o vulcão Nevado del Huila entrar em erupção na noite desta quinta-feira (20) e madrugada desta sexta-feira (21).

"Neste momento, podemos dizer que o vulcão está se acalmando, mas devemos manter o alerta liga até confirmarmos sua estabilidade", afirmou a vice-diretora do Instituto Geológico e Minérios do país, Marta Calvache, para a rádio Caracol, de Bogotá.

As avalanches destruíram sete pontes nas províncias (estados) de Huila e Cauca.

Por conta da erupção, 3,5 mil habitantes da região tiveram que deixar suas casas.

O secretário do governo de Huila, Oscar Luis Fernández, comemorou para a imprensa local a agilidade no momento de avisar a população.

"É um panorama tão grave, e mesmo assim ninguém ficou ferido, desaparecido ou morto. Os alarmes funcionaram perfeitamente", afirmou ele.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.