
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
A terça-feira foi marcada pelo início do julgamento de Bolsonaro e outros sete indiciados pelo suposto golpe de Estado. Em dois momentos, Luiz Fux divergiu de Alexandre de Moraes e em um deles, o ministro se mostra contrário à competência do STF, para julgar o caso. Essa postura de Fux abre caminho até para uma eventual anulação da condenação. Entenda o motivo.
Tom político. O julgamento, aliás, não trouxe novidades quanto à tendência de encaminhamentos. A previsão é de que os denunciados se tornem réus nesta quarta-feira (26), conforme o pedido de Alexandre de Moraes, e aliados de Bolsonaro destacaram o tom político do julgamento.
Transmissão pela TV PT. "Bom dia pra todo mundo que acompanha a TV PT. Hoje é terça-feira, 25 de março de 2025, um dia bastante aguardado pelos brasileiros”. Foi assim que começou a transmissão do julgamento de Bolsonaro, na TV do Partido dos Trabalhadores. Veja como foi a cobertura do julgamento na TV PT.
Política, Economia e Mundo
Foro privilegiado
A decisão da Primeira Turma do STF, de manter o julgamento e recusar o pedido da defesa de Bolsonaro para que o caso fosse encaminhado para a primeira instância, foi criticado pelo ex-presidente. Bolsonaro acusou os ministros de mudarem a regra do foro privilegiado apenas para julgá-lo.
Articulação no Congresso
Líderes da oposição no Congresso tentam manter a discussão sobre o projeto da anistia aos presos do 8 de janeiro, mesmo em meio ao julgamento da suposta tentativa de golpe de Estado. E para isso ameaçam obstruir a pauta na Câmara.
Ameaça à democracia
Trump tem sido apontado como um "risco" para as instituições públicas pelos democratas. Isso porque desde que retornou à Casa Branca, ele tem colocado em prática seu plano de remodelar a política dos EUA. Para a oposição, Trump é uma “ameaça à democracia”.
Opinião da Gazeta
O “empréstimo do Lula” e o PT que toma tudo para si. Uma característica repetidamente comprovada do petismo é tomar tudo para si, especialmente as estruturas do Estado – de ministérios a empresas estatais. Pois agora até o dinheiro que os trabalhadores têm depositado no FGTS está sendo apropriado pelo petismo para fins eleitoreiros. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Se o brasileiro souber ligar os pontos, o “empréstimo do Lula” rapidamente haverá de virar a “inflação do Lula”
O que mais você precisa saber hoje
Imposto de Renda. Rico, super-rico ou nada disso: como saber se você está na mira do governo
Apoiadora. Zambelli reage após Bolsonaro culpá-la por derrota em 2022: “Sempre o defendi”
Facções. Criminosos usam drones rudimentares do início da guerra na Ucrânia para “explodir” rivais no Rio
Julgamento. Moraes critica “milícias digitais” e diz que “não vão intimidar Judiciário”
Colunas e artigos
O batom e a estátua: corte de Justiça ou sanha inquisitória? “A Justiça implacável é a pior das injustiças.” Esta frase joga luz à uma dura verdade: quando a Justiça é fria, sem considerar as circunstâncias humanas, deixa de ser justa. Leia o artigo de Rosana Valle, deputada federal pelo PL-SP.
Marcio Antonio Campos fala sobre o quanto o papa Francisco fez questão de demonstrar que seguia firme à frente da Igreja, mesmo no hospital.
Instituto Sivis traz um artigo que fala sobre como o bloqueio do X, por Alexandre de Moraes, durante dois meses, expõe o recuo da democracia brasileira.
Para inspirar e alegrar
IA contra o bullying: startup de Curitiba cria tecnologia para detectar agressões nas escolas. A solução, que já teve sua usabilidade validada por diretores escolares de instituições nas quais foi testada, avança para validações clínicas e mercadológicas. Saiba mais sobre a plataforma.



