As condições especiais das linhas férreas paranaenses levaram a GE a desenvolver um modelo de locomotiva customizada para a circulação no estado. Entre outras modificações, foram feitos ajustes nas “rodinhas” para a curvatura dos trilhos no traçado da Serra do Mar. O produto foi fabricado a pedido da Rumo, que adquiriu locomotivas para otimizar a operação.
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A alteração já deu resultados: antes eram necessárias quatro locomotivas para percorrer o trecho sinuoso transportando 105 vagões e agora apenas duas dão conta de tracionar 120 vagões. A troca dos equipamentos também representou economia de três horas, em média, no tempo do trajeto. É que antes locomotivas mais potentes puxavam a carga até Curitiba e aí eram trocadas por outras, para enfrentar a Serra do Mar. Agora, as mesmas locomotivas que saem do Norte do Paraná, por exemplo, podem descer até Paranaguá. Os novos equipamentos começaram a ser usados no trecho serrano em março.
Segundo a Rumo, das 124 locomotivas da frota, 35% correspondem ao modelo ES43 BBi, com tração 38% superior em relação aos modelos anteriores. A empresa alega que a aquisição do maquinário customizado e as obras já realizadas no trecho da Serra do Mar, principalmente na curva São João, teriam aumentado a capacidade de circulação de 18 milhões para 30 milhões de toneladas – o que representaria mais da metade da movimentação atual do porto de Paranaguá.
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