• Carregando...
Cidades no Paraná paralisaram vacinação da segunda dose por falta de imunizantes, mas estado vacina mais que outros
Cidades no Paraná paralisaram vacinação da segunda dose por falta de imunizantes, mas estado vacina mais que outros| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ritmo lento da vacinação contra a Covid-19 no Paraná se contrapõe à posição que o estado ocupa perante o restante do país. Embora, no início da semana, Curitiba e outras seis cidades tenham suspendido a aplicação da primeira dose entre os idosos devido à falta das vacinas, o Paraná está entre os 10 estados que mais vacinaram a própria população até o momento.

Receba as principais notícias do Paraná pelo celular

São 10,85% dos moradores do estado que receberam pelo menos a primeira dose, segundo dados das secretarias estaduais reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa, atualizado na noite da última quinta-feira (8). Com esse percentual, o Paraná ocupa a 9ª posição no país. 

Em primeiro lugar está o Rio Grande do Sul, que já aplicou a primeira dose em 13,62% da população local. Na sequência, Mato Grosso do Sul (13,59%), Bahia (12,54%), Paraíba (11,83%) e São Paulo (11,43%) completam os cinco primeiros colocados. 

Em sexto lugar está Ceará (11,11%), seguido de Amazonas (11,01%), Espírito Santo (11%), Paraná (10,85%) e Rio Grande do Norte (10,43%). Os dados são referentes ao dia 8 de abril, e a sequência pode sofrer alterações diariamente, a partir da atualização das vacinações em cada estado. 

No Paraná, dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no começo da tarde desta sexta-feira (9) atualizam o percentual da população paranaense vacinada com uma dose para 12,03%. Isso colocaria o estado em uma posição de maior destaque na lista acima, porém cada estado está atualizando os números ao longo do dia. 

O percentual de vacinados é calculado a partir dos dados informados pelos governos estaduais sobre a população local. A estimativa da população é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Imunização completa

Dos estados que tiveram destaque na aplicação da segunda dose — aumentando o efeito protetor da vacina contra formas graves da Covid-19 e a geração da chamada "proteção de rebanho/coletiva" —, o Paraná não ocupa nenhuma das 10 primeiras posições. Em primeiro lugar está São Paulo, que já aplicou duas doses em 4,26% da população. 

Ainda na lista dos cinco primeiros estados estão Mato Grosso do Sul (4,21%), Amazonas (3,43%), Roraima (3,33%) e Distrito Federal (3,14%). Depois, Paraíba (3,07%), Minas Gerais (3%), Rio Grande do Sul (2,98%), Pernambuco (2,94%) e, em 10º, Ceará (2,93%). Nesta lista, o Paraná ocupa a 11ª posição, com 2,71% da população com duas doses aplicadas contra a Covid-19.

De acordo com dados divulgados pela Sesa na última quinta-feira (8), até o momento foram aplicadas no Paraná 1.561.448 doses das vacinas. Destas, 1.249.248 são de primeira dose e 312.200, segunda dose.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]