CPI aprova depoimentos com envolvidos em negociação da Covaxin
| Foto: Luiz Costa/SMCS

A CPI da Covid do Senado aprovou na manhã desta quarta-feira (23) o convite ao servidor Luís Ricardo Miranda. Ele é funcionário do Ministério da Saúde e relatou ter recebido pressões para que a pasta a compre a vacina Covaxin, o mais caro entre os imunizantes negociados pelo governo federal. Miranda é irmão do deputado Luís Miranda (DEM-DF), e ambos se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro em janeiro - segundo o deputado, para falar sobre a negociação.

A comissão também aprovou a convocação do tenente-coronel Alex Lial Marinho. Ele integrou o Ministério da Saúde na gestão de Eduardo Pazuello e seria um dos responsáveis pela pressão para a compra da Covaxin. Marinho terá ainda seus sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático quebrados pela CPI.

A CPI deveria ouvir nesta quarta o executivo Francisco Maximiano, presidente da Precisa Medicamentos, representante no Brasil da Bharat Biotech, responsável pela fabricação da Covaxin. Ele alegou que, como esteve recentemente na Índia, precisa cumprir quarentena. O depoimento deverá ocorrer na próxima semana.