Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PEC

CCJ da Câmara analisa nesta quarta-feira fim da escala 6×1

Relator, Paulo Azi deu parecer favorável a propostas de Erika Hilton e deputado petista.
Relator, Paulo Azi deu parecer favorável a propostas de Erika Hilton e deputado petista. (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara)

Ouça este conteúdo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara votará nesta quarta-feira (22) duas propostas de emenda à Constituição (PECs) para o fim da escala 6x1. O relator é o deputado federal Paulo Azi (União-BA), que emitiu parecer favorável aos textos.

Azi argumentou que "a simples autonomia negocial coletiva dos agentes do mercado de trabalho é insuficiente para promover avanços na temática da redução da jornada e da escala de trabalho", mas defendeu que haja tanto uma regra de transição quanto a compensação das empresas afetadas. O tema tem levado entidades representativas do setor produtivo a manifestarem preocupação, com base em estudos que estimam o impacto no Produto Interno Bruto (PIB).

Uma das propostas é de autoria do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). Protocolada em 2019, ela propõe que a Constituição passe a prever como direito do trabalhador a "duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e trinta e seis semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho".

VEJA TAMBÉM:

O mesmo texto, hoje, prevê "duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho". A mudança se diluiria em 10 anos após a promulgação.

Já a segunda proposta, vinculada a esta para votação conjunta, é da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). O texto é mais ousado: propõe "oito horas diárias e trinta e seis horas semanais, com jornada de trabalho de quatro dias por semana". As empresas teriam 360 dias para se adequarem.

Já o governo tenta emplacar a pauta por meio de um projeto de lei. A proposta é a que pretende menos mudança em relação às apresentadas, com previsão de redução de 44 para 40 horas semanais, com dois dias de descanso por semana.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.