• Carregando...
Lula diz estar “feliz” com atuação de ministro indiciado pela PF no governo
Lula elogiou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e disse que “todo cidadão é inocente até que provem o contrário”.| Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (21) que está “feliz” com a atuação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), no governo. Na semana passada, a Polícia Federal indiciou o ministro por supostos crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. 

"Estou feliz com o Fufuca, com o Juscelino e com nossa Sônia Guajajara", disse Lula em entrevista à rádio Mirante News, de São Luís (MA), ao ser questionado sobre ministros que vieram do Maranhão. O ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), é deputado licenciado pelo estado, já a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (Psol-SP), apesar de ter sido eleita por São Paulo, nasceu no Maranhão.

“Você poderia me perguntar ‘mas tem um problema de indiciamento com o Juscelino?’. Deixa eu dizer uma coisa com muita sinceridade, tenho uma filosofia de vida que é a seguinte: para mim, todo cidadão é inocente até que provem o contrário”, acrescentou o presidente. 

Lula disse que aguardará o processo e destacou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não decidiram se aceitará o indiciamento contra Juscelino. O ministro nega qualquer irregularidade e pediu à Corte que encerre a investigações contra ele.

“Se o cidadão tem um pedido de indiciamento, e esse indiciamento ainda não foi concedido pela Procuradoria-Geral da República e nem pela Suprema Corte, eu tenho que aguardar o processo”, afirmou o mandatário. 

“Você sabe o que eu falo aos meus ministros quando acontece uma denúncia contra eles? Eu chamo na minha sala e falo o seguinte: ‘Olhe, a verdade absoluta só você sabe, ninguém sabe. É você e Deus. Então quero que você me diga, você fez ou não fez? Se você, meu caro, peça licença e vá embora, se não fez, brigue. Porque se a gente não brigar, é destruído sem o direito de defesa’”, ressaltou Lula. 

O chefe do Executivo elogiou o trabalho do ministro das Comunicações. “O Juscelino está prestando um bom serviço no governo, está trabalhando para interconectar o Brasil todo, para conectar o Brasil em todas as escolas públicas, em todas as redes de saúde”, concluiu. 

Investigação da PF

Segundo a investigação da PF, Juscelino Filho teria destinado R$ 10 milhões em emendas para beneficiar a própria fazenda no Maranhão, envolvendo a recuperação e pavimentação de estradas na cidade de Vitorino Freire, no Maranhão. A prefeita do município, Luanna Rezende (União-MA), é irmã de Juscelino.

Após o indiciamento, o ministro afirmou, em nota, que a investigação “concentrou-se em criar uma narrativa de culpabilidade perante a opinião pública, com vazamentos seletivos, sem considerar os fatos objetivos”. Ele considerou o indiciamento uma “ação política e previsível”, alegando que a apuração distorceu premissas e ignorou fatos, sem ouvir sua defesa adequadamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]