Alunos da rede municipal de ensino em Cascavel, no Oeste do estado, vão estudar aos sábados e feriados para reposição de aulas que não foram aplicadas durante o período mais crítico da gripe (H1N1). A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (31) durante reunião com 60 diretores e a secretária de Educação Maristela Becker. São 11 dias de aulas que precisam ser repostos pelos alunos que estudam de manhã e 12 pelos estudantes do período vespertino.
Segundo Maristela, cinco dias serão repostos com aulas aos sábados e feriados. Os outros cinco serão contabilizados com meia hora a mais em sala de aula e atividades extracurriculares. "Será disponibilizado conteúdo para os alunos trabalharem em casa", diz a secretária.
O calendário de reposição respeitará as particularidades de cada estabelecimento de ensino. As escolas não precisarão repor as aulas todas ao mesmo tempo. "Foi dada essa liberdade, mas com o compromisso de que tudo seja discutido com os pais. O envolvimento da comunidade é fundamental", observa Maristela.
Com essa decisão, não haverá necessidade de estender o calendário escolar no mês de dezembro. "Tínhamos um calendário que poderia ser estendido em dezembro, mas esta hipótese foi a primeira a ser descartada. Quando vai chegando o final do ano tanto o aluno quanto o professor já estão exaustos", declara.
Deixe sua opinião