Veja dicas para evitar a transmissão da nova gripe na volta às aulas
- video
Nesta segunda-feira (17), mais de 11 milhões de estudantes de escolas públicas voltam às aulas. O "Fantástico" ouviu especialistas que deram dicas aos pais para evitar a transmissão da nova gripe na volta às aulas.
A infectologista do Hospital Emílio Ribas Pro-MatreRosana Richtmann disse que é necessário instruir as crianças em relação ao uso do bebedouro.
"Esta medida é uma medida simples e bastante interessante. Você usar o copo descartável e não ir diretamente com a sua boca. Se fosse com a boca diretamente lá, você pode estar contaminando o bocal do bebedouro e com isto o próximo pode se contaminar", disse Rosana.
Algumas escolas, que já retornaram às aulas, separaram a turma para evitar aglomeração na sala.
"Todo mundo junto, fica todo mundo conversando. Agora é separado, não pode", disse o estudante Vitor Alexandre Dias, de 14 anos.
Na hora do intervalo, a dica também é evitar aglomerações. "Vocês sabem qual seria a distância que vocês teriam que manter um do outro pra não ter a transmissão direta do vírus? O vírus é um vírus pesado, não é um vírus que fica em suspensão no ar, então se você mantiver um metro de distância é o suficiente pra evitar este tipo de transmissão", disse a infectologista Rosana.
Outro conselho é não dividir o lanche. "Nós estamos vendo aqui que eles estão compartilhando o saco de batata e não sabemos se ele lavou as mãos. Se ele não fez isto e ele estiver com a mão contaminada, ele contamina o saco e o próximo que vem está se contaminando", explicou a infectologista.
Para evitar contaminação por meio de maçanetas e torneiras, a dica é limpar bem as mãos. "Você não precisa necessariamente ir até a pia, passar água e sabão, o álcool-gel é plenamente confiável", afirmou Rosana. É importante ainda substituir as toalhas de pano por toalhas de papel.
Transporte escolar
A infectologista Nancy Bellei alerta que não é preciso o uso de máscaras no transporte escolar ou mesmo em transporte público.
"Na verdade, é assim, na maioria das vezes este trajeto é um trajeto que não é muito longo, ventila um pouco, porque cada vez que entra uma criança na van, abre a porta e ventila. Então, nós não recomendamos que use máscara. O mesmo vale para o transporte público, ônibus, metrô e outras situações", explica Nancy.
Sintomas
A infectologista Nancy Bellei diz que quem tiver com febre não deve ir à escola. "Quando tem febre, pra gente evitar o contágio, a gente não manda pra escola. Cerca de 90% das crianças e dos adultos que estão com a nova gripe têm febre, então isto é um fator importante pra gente desconfiar."
Investigação da PF sobre Pix pode virar “caça às bruxas” na oposição se houver adesão do STF
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Crise do Pix: governo Lula sofre derrota de goleada e oposição comemora
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Deixe sua opinião