Publicidade
Última Análise

Debate presidencial: quais as consequências políticas da ausência de Lula?

Lula debate
Flávio Bolsonaro (PL) confirmou presença no debate presidencial na TV Globo de hoje (01). (Foto: Manoella Mello/Divulgação TV Globo)

Ouça este conteúdo

No programa Última Análise desta quarta-feira (30), os convidados falaram a respeito da ausência do presidente Lula (PT) no debate que será promovido pela TV Globo nesta quinta-feira (1º). O encontro é o último confronto televisivo previsto em sinal aberto antes do primeiro turno das eleições. A decisão foi comunicada formalmente à emissora nesta quarta-feira (30).

“Lula vai fugir do debate de novo. Me parece mais um tiro no pé. Mais um nesta reta final de campanha. Eu acho ótimo, afinal, ele não tem o que apresentar ou o que defender", avalia o colunista da Gazeta do Povo, Luís Ernesto Lacombe.

Pesou também na decisão da campanha a avaliação de que o petista seria o alvo preferencial de questionamentos e críticas de todos os demais candidatos. A ausência, por outro lado, transforma o debate em uma oportunidade para o candidato Flávio Bolsonaro (PL).

“É uma situação de 'perde-perde' para Lula. Se ele vai, vai se dar mal, pois tem morrido pela boca nesta campanha. Aliás, fosse outro candidato, seria tratado como criminoso pelo que falou. E, não indo, ele perde ainda mais, pois vai apanhar sem responder", diz o escritor Francisco Escorsim.

O caso Lulinha

Entre os escândalos desta reta final de campanha, o caso do filho do petista, Fábio Luís Lula da Silva, o "Lulinha" se torna cada vez mais indefensável. Desta vez, o filho de Lula teria recebido generoso auxílio da representação diplomática brasileira em Madri, durante seu processo de mudança para a Espanha.

“Vejam o 'mimo' que o filho de Lula recebe. Ele vai fazer a mudança e alguém verifica o lugar onde vai ficar, como se fosse um serviçal. É chocante e parece que estamos falando de um rei", ironiza a advogada Fabiana Barroso.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou nesta quarta-feira (30) ter prestado auxílio à empresária Roberta Luchsinger no processo de mudança de Lulinha. Trocas de mensagens reveladas pelo portal Metrópoles indicaram o apoio da representação diplomática brasileira para mapear e contatar escolas para os netos do presidente em Madri.

“Na história brasileira, esta é a primeira vez que vejo tanta podridão exposta à luz do dia. Sequer é preciso dizer o que está errado, de tão absurdo. Trata-se de um compadrio sem qualquer cabimento", criticou Escorsim.

O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a quinta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.