O julgamento do "núcleo 4" da suposta trama golpista definitivamente antagonizou dois ministros. De um lado, Alexandre de Moraes segue em sua obstinada missão de corrigir o país, sempre com a certeza de defender a justiça brasileira. De outro, Luiz Fux questiona os excessos dos julgamentos dos manifestantes do Oito de Janeiro e até admite erros de percurso. Ou seja, na mesma Corte, temos um inquisidor e um juiz.
Esta disputa de narrativas pode influenciar no desfecho do caso do ex-assessor de Jair Bolsonaro, Filipe G. Martins. Moraes e a Polícia Federal insistem em uma implausível narrativa de que Martins teria forjado uma viagem e isso teria provocado sua prisão. Porém, após matéria do The Wall Street Journal, o caso poderá ser solucionado pelo próprio Estados Unidos.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta quarta-feira (22). Hoje participam do programa o escritor Francisco Escorsim, o professor da FGV Daniel Vargas e o ex-procurador Deltan Dallagnol.
Lula e Trump próximos do encontro
O programa também irá abordar o cada vez mais provável encontro entre Lula e o presidente americano Donald Trump. Equipes da diplomacia do Brasil e dos Estados Unidos já estão na Malásia negociando um encontro entre os dois. Ambos estão em viagem ao país asiático para a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), que será realizada entre os dias 26 e 28 de outubro.
Justiça condena professor que atacou filha de Roberto Justus
Ainda, os convidados vão comentar a condenação, pela justiça de São Paulo, do professor universitário federal, que publicou ataques de ódio contra a filha de cinco anos do empresário Roberto Justus e da influenciadora Ana Paula Siebert. A decisão se refere a uma ação movida pelo casal, em resposta a publicações ofensivas, feitas pelo docente em rede social em meados de junho.



