Apesar do frio inesperado em algumas regiões do Sul do Paraná na manhã desta segunda-feira (5), o dia deve ser de sol e tempo seco em todo o estado. De acordo com o Simepar, essa condição dificulta a formação de nuvens de chuva e deve se manter sobre todo o estado pelo menos até a próxima quarta-feira (7), quando as precipitações da estação voltam a dar as caras.
Novamente, o interior do estado terá o calor mais destacado do dia, com máximas na casa dos 32° C em Paranavaí, 31° C em Guaíra e 30° C em Jacarezinho – todos municípios da faixa Norte. A região Sudoeste, que engloba Pato Branco e Francisco Beltrão, também deve ter seu veranico, com os termômetros batendo os 28° C e 29° C. Curitiba, Região Metropolitana e o Litoral ainda devem apresentar relativa nebulosidade ao longo do dia, por causa dos ventos que sopram do oceano, mas o tempo abre perto do meio-dia e as temperaturas se elevam até a casa dos 25° C.
“A chuva dá uma trégua até quarta-feira (7). E justamente por causa do aquecimento dos próximos dias teremos umidade e possibilidade de chuvas isoladas, típicas de verão, nos fins de tarde”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
A terça-feira (6) deve ser ainda mais quente. A previsão é de dia com características de verão em toda a região Sul, com sensação de calor mais intenso e chuvas rápidas. O sol deve aparecer logo cedo e predomina desde as primeiras horas da manhã, principalmente entre as áreas Noroeste, Oeste e Sudoeste do Paraná.
Em Curitiba, nem mesmo a chuva deve aparecer. A terça-feira (6) terá máxima na casa dos 27° C e mínima de 14° C na cidade. Caiobá e Guaratuba, nas praias, devem apresentar variação entre 18° C e 29° C. E as principais cidades dos Campos Gerais - Guarapuava e Ponta Grossa - também devem ter temperaturas próximas a 30° C.
“Friozinho”
De acordo com o Simepar, General Carneiro, a cidade mais fria do estado, amanheceu com 6,6° C nesta segunda-feira (5). A madrugada foi gelada também em outras áreas: 10,7° C em Palmas e 10,8° C na Lapa. Curitiba amanheceu na casa dos 10° C. De acordo com Barbieri, esse fenômeno aconteceu em todas as cidades da faixa Sul.
Rescaldo do final de semana
No último domingo (4), Curitiba registrou, em torno das 15h, 24° C, a maior temperatura desde o dia 28 de novembro, quando fez 29° C. As chuvas do final de semana não foram tão intensas na capital: no sábado, a precipitação estancou após 13 milímetros de chuva. Em Cândido de Abreu, na região central do estado, choveu 83,6 mm.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Governo Lula quer que chineses lancem satélites concorrentes de Musk em base brasileira
James Webb encontra galáxias com brilho que abala teorias dos primórdios do Universo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião