A Urbs propôs, oficialmente, o uso de espaços nos terminais Pinheirinho, Capão Raso e CIC para embarque e desembarque de passageiros de Araucária. Além de formalizar a oferta à prefeitura de Araucária para ampliação de duas linhas locais do município vizinho até Curitiba, permitindo que os usuários voltem a pagar apenas uma passagem, a Urbs também enviou documento à Comec (órgão que administra o transporte da região metropolitana), propondo o uso da estrutura da capital para viabilizar a criação de uma nova linha entre os dois municípios.
Com a prefeitura de Araucária, uma série de reuniões entre as partes definiu o funcionamento das linhas locais entre a cidade e os três terminais da capital. A utilização dos novos espaços nos terminais de Curitiba será gratuita, mas a CMTC-Araucária, empresa responsável pelo transporte coletivo do município, deve informar à Urbs, 48 horas antes do início da operação, a razão social, o número do CNPJ, endereço e nome completo dos administradores das empresas operadoras que farão a nova ligação entre Araucária e os três terminais de Curitiba.
A nova ligação foi prevista em acordo entre as prefeituras de Araucária e Curitiba, anunciado há duas semanas como forma de minimizar o impacto da desintegração do transporte promovida pela Comec no município de Araucária.
Comec
A oferta feita pela Urbs à Comec – que inclui uma plataforma de embarque e desembarque no Terminal Pinheirinho e a utilização de estações-tubo nos terminais CIC e Capão Raso – viabiliza, por exemplo, a criação da linha alimentadora que a Comec tentou implantar no início do mês. Já naquele momento a Urbs havia liberado o Terminal do Pinheirinho para a nova linha, uma vez que o Terminal do CIC, pretendido pela Comec, não oferecia condição técnica para essa operação.
A formalização da oferta foi feita em documento encaminhado pela Urbs nesta quarta-feira (29), em resposta à solicitação, feita pela Comec na semana passada, para utilização do Terminal do CIC como ponto final do novo alimentador. A Comec informou que recebeu o documento nesta tarde e que fará uma análise da proposta com seu corpo técnico.