• Carregando...
 | Divulgação/
| Foto: Divulgação/

Realizar uma leitura crítica da mídia, em seus diversos veículos, fica muito mais fácil quando os alunos conhecem o processo de produção do conteúdo. Foi isso o que ocorreu com a turma do 3ºC da Escola Municipal Luiz Singer, em São José dos Pinhais. Sob a supervisão da professora Débora Ditzel de Jesus, os alunos estudaram toda a estrutura do jornal impresso, produziram seus próprios periódicos e, de quebra, ainda conheceram um pouco do funcionamento dos telejornais.

Após o manuseio do jornal Gazeta do Povo, análise das editorias, reconhecimento dos tipos de texto e estilo de cada jornalista, a professora lançou à turma um desafio: cada um deveria construir seu próprio jornal, atendendo a alguns critérios durante a produção. A professora orientou que, obrigatoriamente, cada periódico deveria apresentar uma capa, com manchete e foto, uma notícia sobre política, outra sobre esportes, uma sobre o cotidiano da cidade, uma página de anúncios, informações sobre o tempo e uma tirinha de entretenimento.

“O jornal foi construído diariamente, os alunos se envolveram, mostraram interesse e motivação na realização do jornal. Quando tinham alguma dúvida, iam até edições anteriores e pesquisavam”, contou a professora Débora.

Apresentadores mirins

Outra atividade proposta pela docente foi a apresentação de um telejornal, em grupos de quatro alunos. Cada equipe deveria ser composta de dois apresentadores, um menino ou menina do tempo e um operador de câmera; no dia anterior à apresentação, a turma escreveu o roteiro, confeccionou o cenário e as câmeras.

Débora relatou que, para o grande dia, cada grupo deu um nome ao seu telejornal, escolheu as notícias a serem apresentadas e mandou muito bem na improvisação. “Dois grupos se destacaram. Um deles apresentou um telejornal humorístico arrancando muitas gargalhadas da turma, que nos dias seguintes pediu para o telejornal ser reapresentado.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]