A mudança nos dias da coleta do lixo tem causado confusão no bairro Santa Quitéria, em Curitiba. O recolhimento dos resíduos orgânicos e dos resíduos recicláveis, antes feito em dias alternados, agora é realizado na mesma data. Até a primeira quinzena de novembro, o Lixo que não é lixo era retirado pela empresa que presta serviços à prefeitura às segundas, quartas e sextas; e o orgânico, às terças, quintas e aos sábados. Com isso, os moradores conseguiam se organizar e deixavam na lixeira apenas os resíduos específicos de cada dia. Há uma semana, os dois caminhões começaram a passar na segunda, quarta e sexta, e a confusão foi inevitável.
Separar para quê?
Um comunicado foi enviado pela administração municipal, pelos Correios, informando sobre a mudança. Mas a carta não informa o horário de recolhimento de cada tipo de resíduo nem explica como os moradores podem deixar claro para os lixeiros qual é o conteúdo das sacolas. "Hoje [segunda], o pessoal do lixo orgânico levou o material reciclável. Assim não adianta fazer a separação", reclamou uma moradora. Muitas pessoas saem cedo de casa e precisam deixar os dois tipos de lixo nas mesmas lixeiras ainda que tentem algum tipo de separação. Mas não tem funcionado: os funcionários, tanto do orgânico quanto do reciclável, recolhem tudo o que está no local. Com a palavra, a prefeitura.
Muralzinho de Ideias
Reprodução/internet
Foi lançado neste sábado um portal na internet que promete ser uma mão na roda para pais em busca de programas culturais direcionados aos filhos pequenos. O "Muralzinho de Ideias" traz dicas de literatura, peças teatrais, oficinas e apresentações musicais para crianças em Curitiba. Confira em: muralzinhodeideias.com.br
Violência contra gestantes
A advogada Sabrina Ferraz, da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (Cevige) da OAB-PR, fará uma palestra neste sábado (29) sobre violência obstétrica. O debate marca o início do projeto "Temas Atuais de Direitos Humanos e Formação para a Cidadania", uma série de palestras que serão promovidas aos sábados de manhã pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até sexta-feira no endereço bitly.com/temasatuaisdedireitoshumanos. O encontro começa às 9h30, no auditório do câmpus Mossunguê.
Agenda natalina
O Radisson Hotel promove a partir de 12 de dezembro, em frente ao prédio do estabelecimento em Curitiba, o espetáculo Árvore Encantada, que integra a agenda oficial de Natal da capital paranaense e tem apoio da prefeitura e do Instituto Municipal de Turismo. O show começa às 20h30, com apresentação do Coral Curumim, composto por 60 vozes, chegada do Papai Noel e show pirotécnico. Depois da apresentação de abertura, o espetáculo será realizado novamente nos dias 17 e 19 de dezembro, no mesmo horário. Haverá 500 lugares, entre arquibancada e cadeiras, que serão ocupados por ordem de chegada. O hotel fica na Avenida Sete de Setembro, 5.190 (Praça do Japão).
Campanha pelos idosos
O Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns lançou a campanha Abrace um Idoso 2014. Pelo terceiro ano consecutivo, a unidade receberá doação de roupas, meias, chinelos, sabonete líquido, creme dental, escova de dente, pente, hidratante para o corpo e outros itens de higiene pessoal. Os produtos comporão kits para presentear os pacientes que estiverem na instituição durante o período natalino. Neste ano também serão recebidas fraldas geriátricas, de qualquer tamanho. As doações podem ser entregues na recepção do hospital (Rua Lothário Boutin, 90, próximo ao Terminal do Pinheirinho) ou na recepção do Ambulatório do Hospital do Idoso (Rua Senador Salgado Filho, 5.265, no Uberaba). Informações: (41) 3316-5944 e 3316-5935.
Colaborou: Fernanda Leitóles
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.