Há 50 anos um pente causou destruição no centro de Curitiba. Ontem à tarde, um verdureiro foi o pivô de um confronto entre proprietários de apartamentos na Praia de Mansa de Caiobá e a Polícia Militar. Tudo porque o verdureiro, velho conhecido das famílias, teve a mercadoria apreendida por um fiscal da prefeitura sob a alegação de estar trabalhando irregularmente.
A guerra do alface 2
Seis viaturas da PM apareceram para imaginava-se acalmar os ânimos, mas o que se viu, segundo relatos de vários moradores, foram cenas de truculência policial com quem defendia o homem das hortaliças. Com direito a "tempero" de spray de pimenta e golpes de gravata em um rapaz que tentou defender a mãe da ameaça de prisão. A coluna ligou para o celular do prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, mas ele não atendeu e nem retornou até o fechamento da edição.
No meio do povão
Logo após a passagem do presidente Lula e da ministra Dilma Rousseff pelo velório da médica Zilda Arns, na sexta-feira, Euclides Scalco, ex-chefe da Casa Civil no governo de Fernando Henrique Cardoso, foi visto no final da fila que ocupava a rampa do Palácio das Araucárias. Amigo da família e correligionário do senador Flávio Arns, Scalco preferiu aguardar sua vez para prestar a última homenagem à fundadora da Pastoral da Criança.
Correndo atrás do eleitorado
Alguns políticos aproveitam o movimento no litoral para fazer campanha mesmo enquanto descansam. O ex-presidente da Paraná Esportes, Ricardo Gomyde, atualmente assessor do Ministério dos Esportes, em Brasília, corria no calçadão de Caiobá há alguns dias quando parou para cumprimentar uma conhecida de Curitiba. Ela lhe apresentou o grupo que a acompanhava e quando disse que eram todos de Londrina, Gomyde, pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB, não perdeu tempo: listou uma série de obras na área esportiva previstas para a cidade, entre elas a reforma do ginásio Moringão.
Braços no mercado
A Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp), a mais antiga faculdade de Economia do estado, acaba de firmar importantes parcerias com a Florida Christian University, em Orlando, na Flórida; com o Banco Santander, no projeto UniverCIA; com a corretora paulista Link Trade, que montou uma sala de corretagem dentro do câmpus curitibano; e com o Conselho de Comércio Exterior da Associação Comercial do Paraná.
Fundada pelo professor Oscar Joseph de Plácido e Silva em 1937, a instituição é dirigida pelos professores Antonio Carlos Morozowski, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, Luiz Fernando Ferreira da Costa e Marco Antonio Paludo.