O governador Beto Richa tem aproveitado cada evento a que comparece para se defender das críticas ao ajuste fiscal que promoveu no ano passado. Mesmo quando o evento não tem nada a ver com o assunto. Foi o que ele fez ao discursar na cerimônia em comemoração aos cem anos do Paço da Liberdade, na noite de quarta-feira, no prédio histórico da Praça Generoso Marques (foi em sua gestão como prefeito de Curitiba que o imóvel foi cedido à Fecomercio para restauro). Disse que optou pelo ajuste mesmo sob a chuva de ataques que derrubou sua popularidade.
Avô coruja
Ao deixar o local logo após a cerimônia, sem participar do coquetel festivo, Beto disse à coluna que estava indo ver os netos Enrico e Lucas, filhos de seu primogênito Marcello, nascidos há pouco mais de um mês.
Curtido e negociado
Outro que também tem adotado a mesma tática de Beto Richa é o prefeito Gustavo Fruet. Na terça-feira, ao participar da abertura da exposição fotográfica do projeto Mueller Ecodesign Social, no Shopping Mueller, ele abordou a questão da mendicância na cidade, alvo de críticas de empresários do comércio e da Associação de Bares e Restaurantes do Paraná. “Estou com o couro curtido. Nas últimas semanas houve um debate muito intenso na cidade com a população em situação de rua. Eu gostaria de viver numa cidade sem desabrigados, sem pessoas desempregadas, sem gente analfabeta, mas vivemos num mundo que é um choque de civilizações e barbárie, e Curitiba não é diferente”, disse.
Yes, nós temos design
Dos 40 projetos do Brasil premiados no iF DESIGN AWARD 2016, o mais conceituado prêmio de design do mundo, quatro são paranaenses: Ômega Design, IPPUC, Straub Design e Megabox Design. A cerimônia de premiação ocorre hoje no museu da BMW, em Munique, e contará com a presença da designer Letícia Castro, diretora executiva do Centro Brasil Design, de Curitiba.