A exposição O Olhar do Pintor Joaquín Sorolla que o Museu Oscar Niemeyer abre hoje, às 19 horas, para a imprensa e convidados, exigiu a assinatura de um convênio com o Ministério da Cultura da Espanha, já que as obras pertencem ao governo espanhol. Foram mais de seis meses de tratativas. Sorolla é apontado como o mais importante representante do iluminismo espanhol e a mostra, realizada no começo do ano no Museu do Prado de Madri, recebeu mais de 500 mil visitantes.
Depois de ser exibida com exclusividade aqui, a exposição volta para a Espanha.
La garantia 2
Já a exposição de azulejos portugueses do século 16, que também será aberta hoje no MON, exigiu a confecção de suportes especiais para que as peças pudessem ser exibidas ao público. Somadas às caixas, as obras pesam mais de seis toneladas. As obras vieram do Museu Nacional do Azulejo de Portugal.
Check-in cancelado 1
O empresário Luiz Camargo Antunes, da Iguassu Participações, dono do imóvel do extinto Hotel Eduardo VII, informa que a rede Blue Tree Hotels não vai mais abrir um hotel no local, como afirmou a presidente do Conselho de Administração da empresa, Chieko Aoki, durante palestra aos alunos do curso de Turismo da Universidade Positivo, na última sexta-feira. Ontem, a coluna reproduziu a informação dada por Chieko no evento.
Check-in cancelado 2
Antunes confirmou ter sido procurado pelo presidente administrativo da rede, Mario Lúcio de Oliveira, e por Mario Kenji Irie, da Global Participações, no início do ano, com uma proposta de arrendamento do prédio da travessa Cândido de Leão, no centro de Curitiba. Porém, segundo o empresário, a relação se desgastou muito e ele acabou ingressando com uma ação rescisória desistindo do negócio.
A coluna procurou tanto Mario Lucio quanto Mario Kenji em suas respectivas empresas, mas eles não estavam disponíveis.
Museu blindado
Uma das evidências de que a diretoria do Coritiba sabia que o jogo de domingo era de alto risco eram os operários que passaram o sábado inteiro instalando portas de aço no Espaço 100 Anos, na Rua Mauá, que tinha portas e janelas de vidros. E se o clube vai mesmo romper com a Império Alviverde, isto significa que a torcida organizada terá de deixar sua sede, no estádio Couto Pereira, onde rola festinha nas noites de sábado? Isto sem falar nos dois botecos anexos à sede da Império.
Guincho neles
Uma leitora recorre à coluna para protestar contra as pessoas que costumam estacionar em vagas preferenciais para deficientes e idosos sem ter direito a elas. Mãe de um adolescente com dificuldades para se locomover, ela diz que um jaguar preto ocupava a vaga para deficientes do estacionamento do Aeroporto Afonso Pena na segunda-feira as 13 horas. O garoto acabou escorregando no piso molhado ao caminhar até a entrada do aeroporto.
O funcionário do estacionamento a quem a mulher foi reclamar, disse que as pessoas não respeitam, simplesmente deixam os carros nas vagas e desaparecem.