Os apaixonados por carros e motocicletas podem aproveitar este sábado (12) para conhecer de perto alguns dos modelos que foram ícones de seu tempo. Até às 18h, o Phoenix American Mex sedia o Encontro Nacional de Antigomobilismo, que reúne cerca de 60 veículos e celebra o Dia Estadual do Antigomobilista no Paraná – comemorado no dia 9 de setembro. A entrada é gratuita.
Entre os modelos em exposição estão Fuscas, Opalas, Mustangs e Galaxies que, bem preservados, enchem os olhos dos fãs dos veículos antigos. “Esta é uma oportunidade para o público apreciar os carros, um evento para quem tem adoração e zela por estas raridades”, resume Alexsandro Borba, gerente comercial da Phoenix.
Uma dessas “raridades” é um Ford Phaeton 1929. Original, o modelo tem motor de quatro cilindros e 40 cv, além de uma história curiosa. Ele foi o primeiro veículo utilizado nas aulas de direção da Autoescola Silva, como conta Aguilar Silva, proprietário da empresa e do modelo. “Este foi o carro com que comecei a autoescola, em 1957. Depois, ele foi vendido para um terceiro e eu o reencontrei recentemente em uma exposição, quando o adquiri novamente para resgatar a história do negócio”, conta.
Outro Ford que chama a atenção entre os modelos é o Coupe 1932 customizado, de propriedade do piloto comercial e customizador Sérgio Liebel. Um dos carros mais raros deste ano, segundo ele, o modelo foi o primeiro da Ford com motor V8, farol bola (com vidro redondo) e porta “suicida” (com abertura inversa). Além disso, foi o último a contar com a barra de farol, que caracterizava os antigos calhambeques. “O motor original dele tinha 50 cv. Hoje, com a customização, é um V8 de Maverick com 250 cv de potência”, conta.
Léo Cesar Teixeira, que visitava o encontro com a esposa Fernanda e o filho Leonardo, aprovou o evento. Fã dos modelos antigos, ele disse ter apreciado a oportunidade de poder vê-los “ao vivo”.
Garage Sale
Além da exposição dos modelos de época, os visitantes do encontro podem conferir o Garage Sale, com a venda de acessórios para carros e motos, moda vintage/retrô, artesanato, pintura e facas artesanais.
Para o almoço, será servida uma feijoada, ao custo de R$ 34,90 por pessoa. Motociclistas coletados e donos de carros antigos têm desconto.