• Carregando...
Fila no Detran dobra esquina das ruas João Negrão e José Loureiro, no centro de Curitiba | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Fila no Detran dobra esquina das ruas João Negrão e José Loureiro, no centro de Curitiba| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Mudanças

Confira as mudanças com a entrada em vigor da Resolução 285, em 1º de janeiro de 2009:

Resolução 168/04

Curso teórico-técnico – 30 horas-aula

Legislação de trânsito – 12 horas-aula

Direção defensiva – 8 horas-aula

Noções de funcionamento do veículo – 2 horas-aula

Curso de prática de direção veicular – 15 horas aula

Resolução 285/09

Curso teórico-técnico – 45 horas-aula

Legislação de trânsito – 18 horas-aula

Direção defensiva – 16 horas-aula

Noções de funcionamento do veículo – 3 horas-aula

Curso de prática de direção veicular – 20 horas-aula

Fonte: Detran-PR

Paciência é a palavra de ordem para quem precisa dos serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) neste fim de ano. Antes das 8 horas da manhã de ontem, horário de abertura do órgão, a fila na sede central, localizada na Rua João Negrão, dobrava a esquina e se encontrava na metade da Rua José Loureiro. Para garantir o atendimento com uma das 300 senhas distribuídas ao dia, algumas pessoas aguardavam na porta desde as 5 horas. "Vimos o tamanho da fila ontem e resolvemos chegar cedo. É um absurdo você aguardar três horas para começar a ser atendido", diz a fonoaudióloga Márcia Coelho Cruz, que, acompanhada pelo marido, tentava a renovação da habilitação vencida em novembro.

Às 5h15, Nélson Rodrigues dos Santos chegava à fila para garantir um lugar para os dois filhos: o gerente de farmácia Gláucio Martins de Almeida, de 26 anos, e o autônomo Gullian Rodrigues, 19. "É muito desorganizado. Passamos ontem no horário do almoço e não tinha mais senhas. Preferimos garantir para sermos atendidos", relata. Às 7h50 da manhã, a gerente administrativa Rita Sanches dos Santos, 43, chegava pela terceira vez à fila. "Espero conseguir uma senha. Minha carteira venceu em 4 de dezembro e estou tentando renovar. A gente perde o trabalho para estar aqui", diz.

De acordo com Valmir Antônio Moreschi, assessor técnico da Diretoria de Operações do Detran, o crescimento da demanda é comum nesta época do ano. Muitos motoristas tentam adiantar a renovação da habilitação para evitar complicações nas viagens de férias. No entanto, a resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que torna mais rígidos os procedimentos para obter a primeira habilitação (veja box), aumentou a procura pelo órgão. "Isso amplia o problema porque é difícil de suportar a demanda. E todo o país está vivenciando a mesma situação em razão dessa resolução", explica. De julho a novembro, o número de processos para a obtenção da permissão saltou de 28.874 para 51.263. Na capital, os números saíram de 6.786 para 10.830.

Moreschi explica que o órgão designou vários funcionários que atuam em procedimentos internos para o atendimento ao público. Na capital, o Detran contratou 82 funcionários para atender a demanda e aguarda a chegada de outros 37 novos colaboradores. "Solicitamos um pouco de compreensão pela população", diz. No entanto, após a abertura do órgão ontem, dos 14 guichês que realizam o primeiro atendimento aos clientes, só seis tinham funcionários atuando.

Para facilitar o trabalho do Detran e evitar mais transtornos, o assessor técnico faz um apelo à população. "Quem pretende renovar com antecipação, é preferível aguardar a virada do ano, mesmo que seja necessário entrar no prazo de 30 dias que a legislação autoriza o condutor a estar com a habilitação vencida", diz. Na página da internet do Detran, é possível dar entrada ao protocolo de renovação da carteira nacional de habilitação (CNH). Mesmo assim, o processo, ainda é necessário se dirigir a uma das sedes do Detran para tirar fotografia e impressões digitais, além de realizar exames médicos. "Isso ajuda porque o usuário agiliza o processo", diz Moreschi.

Preferência

No Detran, idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais têm atendimento prioritário garantido. Mas, na fila de espera, não há esse tipo de preocupação. "Meu pai tem 78 anos e teve que ficar na fila como se fosse um jovem de 20 anos", reclama uma pessoa que não quis se identificar. Moreschi afirma que essas pessoas devem chegar às áreas de informação e solicitar o atendimento preferencial. "Não é necessário nem mesmo enfrentar a fila nesses casos", diz.

* * * * *

Serviço

Para iniciar o protocolo para renovação da CNH, basta entrar no site do detran (www.detran.pr.gov.br), clicar no menu habilitação e no link Pré Cadastro – Renovação da CNH – Entrada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]