O programa Fora dos Autos desta segunda-feira (11) discute o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a utilização de símbolos religiosos em repartições públicas. O relator é o ministro Cristiano Zanin.
O programa também vai abordar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada Erika Hilton (Psol-SP) que pretende alterar o regime de trabalho no Brasil, acabando com a jornada 6X1.
STF julga se prédios públicos podem apresentar símbolos religiosos
O Supremo Tribunal Federal julga a partir da próxima sexta-feira (15) a ação que questiona se símbolos religiosos podem estar presentes em órgãos públicos. O julgamento virtual — que abre discussão a respeito da liberdade religiosa e da diferença entre Estado laico e laicidade do Estado — deve ocorrer até 26 de novembro, e a decisão valerá para todos os órgãos públicos do Brasil.
No decorrer do julgamento, os ministros registrarão seus votos virtualmente, e a deliberação pode ser suspensa caso um deles peça mais tempo para análise ou solicite destaque ao caso, levando o tema para votação em plenário físico.
Em abril de 2020, os ministros do STF reconheceram de forma unânime, em plenário virtual, que o tema tem repercussão geral e pode ser julgado pelo Supremo. O objetivo é avaliar se a presença de símbolos religiosos em prédios públicos fere o princípio constitucional do Estado laico, já que, no próprio plenário do STF, há um crucifixo com a imagem de Jesus Cristo na parede.
PEC do Psol quer extinção da jornada de trabalho 6X1
As discussões sobre uma Proposta de Emenda à Constituição da deputada Erika Hilton dominaram as redes sociais no fim de semana. A PEC propõe a extinção da jornada de trabalho 6x1, na qual os empregados trabalham por seis dias na semana, folgando um, pela jornada de 4x3, com quatro dias trabalhados e três de folga.
Lançada pela parlamentar no dia 1º de maio, com anúncio em suas redes sociais, a proposta da PEC visa alterar o artigo 7º da Constituição.
Assista ao Fora dos Autos todas as segundas
O programa Fora dos Autos promove um debate ao vivo sobre o apagão de liberdades provocado pelo ativismo judicial no Brasil. Com comentários de Deltan Dallagnol e dos advogados Fabiana Barroso e Emerson Grigollette, é apresentado pelo jornalista Lucas Saba. O programa vai ao ar todas as segundas, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Acesse a Gazeta do Povo para mais informações sobre o que será discutido.
STF julga se prédios públicos podem apresentar símbolos religiosos
PEC da esquerda quer extinção da jornada 6X1
STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa
“PL da Censura” repaginado: o projeto do PT para regular as redes sociais; acompanhe o Entrelinhas
Musk promete “máxima transparência” à frente de departamento no governo Trump
“ADPF das Favelas” caminha para o fim, mas deixa precedentes graves de ativismo judicial pelo STF
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião