O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (27) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que há um caso suspeito da gripe A H1N1 no Paraná. O paciente é uma criança da região de Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná. Outros três pacientes estão sendo monitorados, um deles também em Foz do Iguaçu e dois em Curitiba.
A criança apresentou sintomas de tosse e febre elevada após ter contato com pessoas do Paraguai. Ela está hospitalizada, porém apresenta quadro estável. Já os casos monitorados na região de Curitiba são de uma mulher que chegou da Argentina recentemente e apresenta sintomas de gripe. Ela está sendo monitorada porque o país tem 19 casos confirmados da doença.
O outro caso é de uma jovem que trabalha com estrangeiros e apresentou alguns sintomas como febre e dores. Já o caso monitorado em Foz do Iguaçu é de uma criança que chegou recentemente dos Estados Unidos e apresentou alguns sintomas de gripe.
Desde o aparecimento da nova gripe, o Paraná já descartou 32 casos da doença, sendo 24 por exames laboratoriais e oito por critérios clínicos. Contudo, a Sesa pede a todas pessoas que chegaram do exterior ou que tiveram contato com estrangeiros e apresentaram sintomas, nos últimos 10 dias, que procurem a Unidade de Saúde mais próxima para que o caso seja monitorado corretamente.
Brasil
O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira mais um caso da nova gripe no Rio. De acordo com o Ministério, o paciente foi aos Estados Unidos no dia 14 de maio e retornou no dia 24. Ele teria começado a ter sintomas da gripe no dia seguinte.
Ao todo, já foram confirmados dez casos da doença no país. Deste total, oito já receberam alta. De acordo com o Ministério, há 16 casos suspeitos da nova gripe em oito estados.