A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (21) uma operação contra roubos de cargas no interior paulista. Foram cumpridos 24 mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão. A ação contou com a participação da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Estadual e do Gaeco, braço do Ministério Público para combate ao crime organizado.
As prisões ocorreram nas cidades de Campinas, Várzea Paulista, Jundiaí, Porto Ferreira, e Jarinu. As investigações iniciaram em fevereiro deste ano, a partir da constatação de vários roubos de carga, em estradas na região de Campinas, que seguiam um mesmo padrão de procedimento, o que indicava que poderia se tratar da atuação de um mesmo grupo. Observou-se também que, após abordagem do transportador da carga, a organização utilizava de bloqueadores de sinais de rastreadores (jammers), inibindo o monitoramento de veículos utilizados no transporte de cargas de maior valor agregado.
Por isso, a operação desta quinta-feira foi batizada de Jammer.
Os presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Campinas, onde permanecem à disposição da Justiça, e responderão por roubo, formação de quadrilha, receptação, financiamento de organização criminosa, adulteração de chassi de veículo automotor, além de outros que venha a ser apurados.