Quatro possíveis casos de contaminação pelo vírus da influenza A (H1N1) são monitorados pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) no estado. Destes, no entanto, somente dois são considerados suspeitos pelo Ministério da Saúde. Os outros dois casos são monitorados por precaução, segundo a Sesa. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (8), no 17.º Boletim Epidemiológico da secretaria. Os casos suspeitos são da região de Curitiba.
De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), um desses casos já havia sido notificado no boletim anterior, porém, ainda aguarda resultado dos exames. O rapaz chegou recentemente da França e apresentou sintomas da gripe, mas já se recupera. O segundo caso suspeito é de uma mulher que chegou do Chile e também teve os sintomas. Ela está hospitalizada, mas passa bem.
Interior
Os casos em monitoramento por precaução ficam um em Foz do Iguaçu, no Oeste, e outro em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. As duas pessoas tiveram contato com estrangeiros e apresentaram febre e dores no corpo. Os dois casos são monitorados em casa. Os resultados dos exames devem sair nos próximos dias.
Casos
O Paraná já tem 41 casos descartados, sendo que 32 deles foram por exames laboratoriais e 9 por critérios clínicos ou epidemiológicos. Apesar de o Paraná ainda não ter nenhum caso confirmado, a Secretaria da Saúde mantém o alerta: quem chegou do exterior ou teve contato com pessoas vindas do exterior, há menos de 10 dias, e apresentou sintomas de gripe, como febre, tosse e dores no corpo (mialgia) deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar seu quadro clínico.