Desde agosto, a Urbs tem atrasado de forma recorrente repasses de valores devidos às empresas de ônibus de Curitiba pela prestação dos serviços. No último dia 28, essa dívida havia ultrapassado a casa dos R$ 9 milhões. Segundo apurou a reportagem da Gazeta do Povo, um dos fatores que tem motivado a demora é a indefinição de datas para repasse dos subsídios estadual e municipal. A Urbs alega apenas que falta dinheiro no caixa.
Os pagamentos para as empresas de ônibus de Curitiba e região ocorrem sempre dois dias depois da operação. Isso está regulamentado no artigo 23 do decreto 1649/2009. Antes, esses repasses ocorriam até dez dias após a prestação do serviço. A mudança ocorreu justamente para garantir o equilíbrio econômico-financeiro pregado pelo contrato de concessão.
Segundo as empresas de ônibus, os débitos têm trazido consequências para o sistema. Isso porque, além de pagamentos fixos como a folha salarial, adiantamento e financiamentos , as viações também contam com despesas diárias como manutenção dos veículos e combustíveis. Os ônibus de Curitiba e região consomem diariamente 200 mil litros de óleo diesel.
"Todo trabalhador tem compromissos. E isso não é diferente com as empresas de ônibus. Financiamentos, quando não são pagos, geram multa, juros e até o protesto em cartório. Quem assume toda essa responsabilidade é o empresário", critica Maurício Gulin, presidente do Setransp, sindicato que representa as empresas.
A reportagem apurou que o motivo principal dos atrasos é a falta de uma data fixa para que o governo estadual e a prefeitura de Curitiba repassem os subsídios que ajudam a equilibrar o sistema. O convênio que regulamenta o aporte estadual, por exemplo, prevê o repasse todo dia 10. Mas uma cláusula permite o pagamento até 20 dias depois dessa data. Já o municipal não tem data estipulada para repasses.
Outra explicação está na necessidade de aumento dos subsídios. De 2011 para cá, a tarifa repassada aos empresários aumentou R$ 0,62 enquanto o valor cobrado de usuários cresceu R$ 0,20. Em 2014, o transporte público de Curitiba precisou de R$ 73 milhões em subsídios R$ 51,8 milhões do estado e R$ 21,2 milhões da prefeitura.
Procurada pela Gazeta do Povo, a Urbs afirmou que os montantes atrasados durante os últimos meses são inferiores à chamada parcela de remuneração justa das empresas (lucro), que corresponde a 11% da remuneração total. Por isso, diz a empresa, "os atrasos não estão comprometendo compromissos fixos como a folha de pagamento". Apesar disso, a Urbs diz trabalhar para minimizar o problema.
Auxílio
O aporte estadual para a integração do transporte coletivo de Curitiba com a região metropolitana começou em 2012. Após os protestos de junho de 2013 e o recuou no aumento de R$ 0,25, a diferença entre o valor cobrado na catraca e o pago aos empresários chegou a R$ 0,48. Com isso, o subsídio estadual pulou de R$ 5 milhões para até R$ 7,5 milhões mensais e a prefeitura de Curitiba comprometeu-se a repassar mais R$ 4,5 milhões/mês.