Usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba foram, mais uma vez, afetados em um novo capítulo da briga entre a Comec, órgão do governo do Paraná, e a Urbs, ligada à prefeitura da capital. Nesta quarta-feira (15), primeiro dia de funcionamento da linha de ônibus entre Araucária e o terminal da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) – criada nesta semana para amenizar os problemas gerados a partir da desintegração financeira do sistema de transporte – os usuários foram surpreendidos ao descobrirem que não poderiam descer dentro do terminal, sendo obrigados a pagar uma nova passagem caso quisessem embarcar em outros ônibus.
A confusão teria ocorrido porque a linha foi criada pela Comec, mas o terminal na CIC, onde os ônibus deixariam os passageiros, é administrado pela Urbs. Segundo a assessoria de imprensa da Comec, o órgão estadual informou à Urbs sobre a criação da linha de ônibus. Já a prefeitura de Curitiba sustenta que foi surpreendida por um “ato unilateral” da Comec e que o estado “será responsabilizado por qualquer custo adicional gerado ao sistema de transporte público de Curitiba”. A linha funcionou apenas nas primeiras horas do dia e já foi suspensa pela Comec. Por causa da confusão, os passageiros que desceram desta linha não chegaram a pagar mais uma passagem para entrar no terminal da CIC.
Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira (15), a Urbs afirmou que “não foi consultada sobre a possibilidade de uso dos terminais urbanos” e “apenas comunicada com menos de 24 horas de antecedência”. “Desta forma, a Comec – responsável pelo gerenciamento do transporte metropolitano – interfere em um sistema que não é de sua responsabilidade, criando constrangimento para usuários e trabalhadores”, diz trecho de nota.
“Ao tomar conhecimento, pela imprensa, da intenção da Comec de criar uma linha vinda de Araucária com ponto final no Terminal CIC, a Urbs encaminhou e-mail alertando para a falta de condições técnicas do terminal para receber uma nova linha. No comunicado, a Urbs alertou que este terminal não tem condições para estacionamento seguro dos ônibus e escoamento dos usuários”, continua a Urbs na nota.
Já a Comec, também em nota, informou que a decisão de suspender a integração da linha é da Urbs e que “estranha a atitude da Urbs e da prefeitura de Curitiba de impedir os passageiros de descer no Terminal CIC, uma vez que a nova linha Araucária-CIC deveria ocupar o espaço já utilizado para o transporte metropolitano, não havendo acréscimo de demanda, mas sim uma transferência da integração”.
Negociações
No fim da manhã desta quarta-feira, o diretor da Comec, Omar Akel, admitiu à reportagem da Gazeta do Povo que não houve uma autorização expressa da Urbs para a entrada dos ônibus de Araucária no terminal da CIC. “Mas nós tivemos que pesar o atendimento à população, que já estava informada. Era impossível não estar com a linha operando hoje”, afirma.
As negociações agora estão se dando entre Urbs e prefeitura de Araucária. De acordo com Akel, a expectativa é que o município consiga acordar uma integração direta, sem a necessidade de intermediação da Comec. Essa solução, segundo Akel, é para sair nos próximos dias. Ele ainda afirma que, caso o município de Araucária e a Urbs não cheguem a um entendimento, a Comec estuda outras alternativas para solucionar o problema dos moradores da cidade que precisam de ônibus para chegar a Curitiba.
“Preferimos não divulgar agora quais são as alternativas para não dificultar as negociações da prefeitura de Araucária”, diz. Ele garantiu, porém, que até sexta-feira deverá ocorrer uma mudança nas linhas que fazem a ligação entre Araucária e Curitiba para resolver o problema dos usuários no município da região metropolitana.