Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
novo governo

Apoio de Temer à Lava Jato “soa vazio”, diz The New York Times

Jornal americano diz que equipe que o presidente interino montou, com vários envolvidos na Lava Jato, coloca em dúvida a real disposição de apoiar a operação

Jornal norte-americano diz que “não está claro até que ponto Temer irá para combater a corrupção”. | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jornal norte-americano diz que “não está claro até que ponto Temer irá para combater a corrupção”. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O jornal americano The New York Times, um dos mais importantes do mundo, tratou da corrupção no Brasil e dos primeiros dias de gestão do presidente interino Michel Temer em editorial publicado na edição desta segunda-feira (6). Ao comentar declarações do mandatário de que o Poder Executivo não iria atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, o jornal afirmou: “Levando em conta os homens com que Temer se rodeou, a fala soa vazia”.

O NYT avaliou que o interino “exibiu pouco juízo” ao nomear um ministério composto apenas por homens brancos em um país tão diversificado quando o Brasil, acrescentando que muita da indignação em torno do primeiro escalão de governo também se deve ao fato da equipe incluir políticos atingidos pela Lava Jato.

A publicação também citou a queda de Romero Jucá do Ministério do Planejamento. O senador deixou a Esplanada após a divulgação gravações em que ele fala em pacto para deter avanço da Lava Jato.

Para The New York Times, as gravações de Jucá aparentam dar respaldo à tese de que o real motivo do impeachment seria aproveitar a saída da presidente Dilma Rousseff para atrapalhar as investigações da operação.

O jornal também mencionou a saída de Fabiano Silveira do Ministério da Transparência, a antiga CGU, após a divulgação de áudios em que ele criticava as investigações do escândalo de corrupção na Petrobras.

Segundo o NTY, o foro privilegiado concedido a parlamentares e ministros “permitiu uma cultura de corrupção e impunidade institucionalizadas”.

“Não está claro até que ponto Temer irá para combater a corrupção. Se quiser acabar com a suspeita sobre os motivos para a remoção de Dilma, é o caso de pedir uma lei que dê fim à imunidade para legisladores e ministros”, conclui o texto.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.