• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (17), em Salgueiros (PE), que a oposição faz críticas ao governo porque fez menos do que ele quando ocupou a Presidência.

"Quando vocês vêem na televisão alguém falando com ódio, quando vocês vêem na televisão alguém falando bravo, quando vocês vêem eles xingando a gente, é porque essa gente que a vida inteira governou este país, desde que Cabral pôs os pés aqui, de 1909 a 2003, eles fizeram apenas 140 escolas e nós, em oito anos, vamos fazer 214 escolas técnicas ", disse, durante a inauguração de uma escola técnica ligada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Serão Pernambucano.

O presidente afirmou que os críticos "tem medo" porque ele pode provar que possui inteligência. "Essa gente está com medo, porque eu posso provar uma coisa. Eu posso provar que inteligência não tem nada a ver com a quantidade de anos de escolaridade. A escola te dá conhecimento, aperfeiçoa, especializa. Mas inteligência é um dom, é uma coisa que muita gente tem sem nunca ter ido a escola." Lula disse não entender como governantes que tinham títulos de mestre e doutor deixaram de investir em educação.

"Não consigo entender porque este país demorou tanto tempo pra fazer o que qualquer ser humano sabia que tinha que ser feito. Nós tivemos muita gente com doutorado, com mestrado, em Paris, em Harvard, em não sei mais aonde, e que não fizeram nenhuma universidade", criticou.

"Possivelmente porque a turma deles já tinha feito e não sabiam que a nossa turma precisava fazer. Eles não sabiam que o Brasil não é construído por uma só turma. O Brasil tem várias turmas e elas têm que ter a mesma oportunidade", disse.

Segundo Lula, o atual governo triplicou os recursos do Ministério da Educação. O orçamento do ministério, de acordo com o presidente, passou de R$ 20 bilhões, em 2003, para R$ 60 bilhões neste ano. "Eu proibi falar em gasto quando se falava em dinheiro para educação. Eu disse: ‘Vocês precisam entender que é um investimento. É o investimento mais rentável."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]