Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rio Grande do Sul

Justiça Eleitoral suspende inserção de Tarso com piada de Sartori

Coligação alegou que peça da campanha petista teria utilizado "recursos de computação gráfica, montagem, trucagem, inclusive buscando ridicularizar o candidato Sartori

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul determinou a suspensão das inserções de rádio e TV da campanha do governador e candidato à reeleição pelo PT, Tarso Genro, que mostravam seu opositor, José Ivo Sartori (PMDB), fazendo piada com o piso nacional dos professores. Em uma decisão liminar, a propaganda deve ser retirada sob pena de multa de R$ 2 mil por inserção.

As inserções, usadas especialmente nas emissoras de maior audiência do Estado, mostravam uma fala de Sartori durante entrevista para o portal de notícias Terra, em que o candidato, ao tratar do piso nacional dos professores, brincava que o Magistério deveria buscar o piso no Tumelero - uma tradicional loja de construções gaúcha, porque "lá eles te dão um piso bom".

A coligação de Sartori alegou que inserção da campanha petista teria utilizado "recursos de computação gráfica, montagem, trucagem, inclusive buscando ridicularizar o candidato Sartori".

A propaganda fez uma edição da entrevista, cortando os cerca de 20 segundos finais em que Sartori, depois de fazer a piada, lembra que o atual governador havia prometido o pagamento e não cumpriu, deixando o Estado com um passivo que deve chegar a R$ 10 bilhões este ano.

A juíza auxiliar Lusmary Fátima Turelly da Silva, que concedeu a liminar, justificou a decisão alegando que a propaganda em questão utilizou "ferramentas expressamente vedadas em inserções" segundo a lei eleitoral.

A piada de Sartori foi um dos principais assuntos da campanha gaúcha nos últimos dias, com o vídeo logo se tornando viral na internet. O sindicato da categoria divulgou uma nota de repúdio ao candidato e a campanha de Tarso explorou o caso à exaustão. Sartori também fez uma nota pedindo desculpas e a repetiu pessoalmente em diversas entrevistas.

O peemedebista permanece bastante à frente de Tarso nas pesquisas de intenção de voto. O último levantamento Ibope mostra Sartori com 53% das intenções, contra 37% de Tarso Genro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.