Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
leitores da Gazeta

Maioria rejeita sugestão de barrar beneficiários do Bolsa Família

Dois terços dos leitores que comentaram o assunto no site da Gazeta do Povo, até a sextafeira, discordam da proposta de barrar o voto de quem recebe Bolsa Família, sugerida pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Para o empresário Alexandre Devicchi, a medida é discriminatória e carece de amparo legal. Como Devicchi, a maior parte dos leitores que se opõe à ideia aponta seu caráter preconceituoso, sustentando que o argumento de favorecimento por parte do governo federal levaria, por extensão, ao impedimento de voto de quem é beneficiado por outros programas de governo, como o Universidade sem Fronteiras, bolsas de pesquisas do CNPq e da Capes, isenções tributárias, empréstimos do BNDES, financiamentos agrícola, da casa própria e do ensino superior, entre outros.

Quem defende a proposta da ACIPG, caso dos leitores Milton Lopes Neto e Cristina Alves da Silva, acha que o Bolsa Família é uma maneira indireta de comprar votos e argumenta que o benefício do governo federal deveria exigir dos favorecidos alguma contrapartida. Nessa linha, Nagib Georges Fattouch sugere que, em vez do Bolsa Família, o programa de assistência seja centrado na oferta de trabalho. Alguns leitores também aproveitaram o debate para defender o fim do voto obrigatório.

O voto direto, secreto, universal e periódico é cláusula pétrea da Constituição Federal. O parágrafo 4 do artigo 60 diz que proposta que queira abolir essas características "não será objeto de deliberação de emenda constitucional".

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.