O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu, nesta terça-feira (2), a realização de eventual prévia interna do PSDB para escolha do candidato à Presidência da República em 2010 e disse que "alisa" tanto Aécio Neves quanto José Serra, os dois tucanos apontados como possíveis candidatos.
"Eu sempre que aliso um, aliso o outro, porque acho que os dois são excelentes e não está na hora ainda de definições. Eu repito e digo sempre: o PSDB tem a vantagem de ter excelentes candidatos", disse o ex-presidente ao lado do governador mineiro após encontro em Belo Horizonte. A transcrição da entrevista foi divulgada pela assessoria do governo mineiro.
Fernando Henrique negou comentário feito por um dos repórteres de que "alisava" mais Serra que Aécio e disse acreditar que haverá entendimento entre os dois. "Não havendo entendimento, ninguém tem que ter medo de uma escolha democrática. Isso é normal nos partidos."
Possível postulante, Aécio também defendeu a prévia para escolha do candidato tucano. "Nós não devemos temê-la. A prévia é, inclusive, um instrumento de mobilização do partido. Agora, ela só existe a partir do momento que existe mais de um postulante."
PMDBQuestionado sobre o assédio do PMDB a Aécio para uma possível candidatura pelo partido, o ex-presidente tucano disse considerar "fora de propósito" e afirmou não acreditar numa eventual mudança de partido do governador com vista a 2010.
"Eu acho isso [convite do PMDB] absolutamente fora de propósito. Eu conheço o Aécio a vida inteira, o Aécio é um homem de partido. É claro que o partido tem que entender que ele é um líder e como tal tem que ter todas as condições para se sentir cômodo no partido. Então, não vai haver isso de ir para outro partido. Isso é conversa", disse.
Considerou, no entanto, importante o apoio do PMDB na eleição. "Nós devemos também tratar bem o PMDB. Ninguém ganha eleição no Brasil sozinho e o PMDB é um partido muito bem enraizado no país."
Uma das lideranças do PMDB, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse esta semana que o partido está "de braços abertos" para receber Aécio e afirmou que a candidatura de Serra pelo PSDB está consolidada. Aécio negou intenção de mudar de partido.
Deixe sua opinião