O Ministério Público Federal (MPF) apresentou nesta terça-feira (23) uma nova denúncia contra o ex-deputado federal do Paraná André Vargas (sem partido). A força tarefa acusa o ex-parlamentar, Leon Vargas (irmão de André) e Eidilaira Soares (esposa) por lavagem de dinheiro.
A nova denúncia é referente à compra de um apartamento de luxo em Londrina, no Norte de Paraná. De acordo com o MPF, o imóvel foi adquirido por R$ 980 mil em nome de Eidilaira, mas a esposa de Vargas declarou apenas o valor de R$ 500 mil na aquisição do apartamento.
O MPF afirma que Vargas, “com o objetivo de lavar parte do dinheiro gerado pelos seus crimes e não despertar a atenção das autoridades, adquiriu um imóvel de luxo em Londrina pelo seu valor de mercado (valor real), contudo registrou no contrato, na escritura pública e na declaração de imposto de renda um valor (nominal) bastante inferior ao preço real de aquisição, pagando a diferença informalmente (‘por fora’, por ‘debaixo do pano da mesa’).”
Leon Vargas teria negociado o valor com a imobiliária, enquanto Eidilaira emprestou o nome para a aquisição do imóvel, atuando como laranja do marido, segundo a denúncia do Ministério Público Federal.
De acordo com a investigação, a manobra foi feita para lavar parte do dinheiro gerado pelos crimes relacionados ao esquema criminoso que envolvia contratos de publicidade entre a agência de comunicação Borghi Lowe, a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde. Esse esquema havia sido denunciado em maio do ano passado pelo MPF e acolhido pela Justiça Federal.
Para que Vargas e seus parentes se tornem réus nesse novo processo, é necessário que o juiz federal Sérgio Moro acolha a denúncia do MPF.
Outro lado
A advogada de André Vargas, Nicole Trauczinski, disse que ainda não havia sido notificada da nova denúncia e não quis comentar o assunto.
As defesas de Leon Vargas e Eidilaira Soares não foram localizadas para comentar as acusações. (KK)
Investigação da PF sobre Pix pode virar “caça às bruxas” na oposição se houver adesão do STF
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Crise do Pix: governo Lula sofre derrota de goleada e oposição comemora
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Deixe sua opinião