Mariana Naoum dos Santos, namorada de Jorge Argello Júnior, filho mais velho de Gim Argello (PTB-DF), pediu exoneração do cargo que ocupava no gabinete do senador. A informação foi confirmada nesta terça-feira pela assessoria do parlamentar. Ela é filha de um empresário famoso de Brasília, foi nomeada assessora parlamentar em 2008 e recebia cerca de R$ 6 mil, conforme denúncia veiculada na semana passada pela revista Época. A nomeação contraria súmula editada em outubro de 2008 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu a contratação de parentes nas três esferas do poder público.
Em dezembro, Argello renunciou ao cargo de relator do Orçamento de 2011 após uma série de reportagens do jornal O Estado de S. Paulo, que apontou a ligação entre emendas orçamentárias de sua autoria, destinadas ao Ministério do Turismo, e institutos de fachada e empresas em nome de laranjas.
Em 2009, na série de reportagens que revelou a existência de mais de 300 atos secretos editados pelo Senado, o jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), empregara o namorado de sua neta, Maria Beatriz, e a sua sobrinha, Maria do Carmo de Castro Macieira.
Por que o Pé-de-Meia pode virar a “pedalada” de Lula e levar ao impeachment
Com COP no Brasil, governo corre risco de repetir fiasco de infraestrutura da Copa
Trump impõe sanções à Colômbia após Petro recusar voos com deportados: "É só o começo"
Donald Trump e a reversão das políticas abortistas de Joe Biden
Deixe sua opinião