O presidente do PT, Rui Falcão, vai indicar ao diretório nacional do partido a aprovação do nome da ex-presidente Dilma Rousseff para presidir o conselho curador da Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido. O conselho da fundação faz reunião trimestrais e os participante recebem remuneração por encontro.
“Vamos eleger o novo conselho da fundação e nova diretoria. Ela vai ser eleita, por proposta nossa, presidente do conselho da fundação”, disse Rui Falcão. O diretório nacional do PT vai se reunir nas próximas quinta-feira e sexta-feira (10 e 11), em São Paulo.
Lula costura acordo para evitar ‘esfacelamento’ do PT
Leia a matéria completaReunião de Lula
Nesta segunda-feira (7), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com bancada de deputados federias do PT, em São Paulo, numa tentativa de unificar o partido depois da derrota nas eleições municipais deste ano. A legenda fará, no início do próximo ano, um congresso para definir os novos rumos depois do impeachment de Dilma.
As correntes internas se dividem sobre a forma como será feita a escolha de uma nova direção. As alas de esquerda, alinhadas no movimento Muda PT, querem que a nova direção seja escolhida por delegados no congresso. Já a corrente majoritária CNB defende a manutenção do sistema interno de eleições direta pelos filiados.
Rui Falcão defende uma proposta intermediária para buscar um consenso. A ideia é que sejam realizados congressos municipais para escolher delegados para os congressos estaduais. Nesses congressos estaduais, seriam eleitos os delegados do congresso nacional. No congresso nacional, os delegados definiram se já escolhem um novo presidente ou se aprovam a convocação de eleições diretas entre todos os filiados.
Deixe sua opinião