Depois do sucesso da chapa que elegeu Gilberto Kassab (DEM) e a vice Alda Marco Antônio em São Paulo, o presidente do PMDB em São Paulo e ex-governador Orestes Quércia já tem nova meta política: ajudar a eleger José Serra (PSDB) presidente em 2010. Em entrevista ao portal estadao.com.br, Quércia, que é padrinho político da vice de Kassab, disse que "não quer nada para ele" em relação a cargos e defende uma mudança na orientação de seu partido, ou seja, que o apoio ao PT migre para o PSDB.
"Se possível, (o PMDB deve ter) uma candidatura própria. Mas como acho muito difícil, eu prefiro uma composição com Serra para presidente para mudar essa administração do PT no País." O ex-governador ressaltou que o PMDB saiu fortalecido da eleição municipal. "É um grande aliado em 2010 para todos os partidos mesmo, tanto para o PT como para o próprio Serra", afirmou.
Quanto à provável distribuição de cargos por conta da eleição de Gilberto Kassab, Quércia diz não ter pretensões de indicação e lembrou que o novo prefeito já afirmou ter intenção de manter sua atual equipe de governo. "Eu não quero nada, o que eu quero é para o PMDB. O PMDB abre mão de candidato para disputa majoritária, mas está sempre por perto."
Apesar de reconhecer a importância do partido hoje como apoio, Quércia defende uma candidatura própria do PMDB à Presidência da República em 2010. "Eu particularmente acho é que o PMDB deveria ter candidato à Presidência e queria isso na medida que fosse possível", afirmou. "Se não for, eu prefiro uma composição com Serra para presidente para mudar essa administração do PT no País."
O ex-governador diz que fala em nome de um setor do PMDB que pretende mudar a orientação de apoiar o PT e ir em direção ao PSDB. "Se você for perguntar para as lideranças em Brasília, provavelmente não (será a mesma opinião). Isso está só começando, o trabalho começou agora." E essa mudança de orientação teria começado, de acordo com Quércia, com a eleição de Kassab. "Fizemos um pré-acordo. O que existiu foi político, não foi em troca de cargos. O combinado é eu sair como senador em 2010."
"Serra é mais fácil"
Para Quércia, os nomes cogitados caso o PMDB decida apresentar candidatura própria em 2010 são muitos. Ele elenca o de Roberto Requião, governador do Paraná, e o do senador Jarbas Vasconcelos. Se a opção for apoiar o PSDB, o ex-governador fecha com José Serra e não com Aécio Neves, governador de Minas. "Veja bem, se for para escolher alguém de outro partido, oficializamos o Serra que é mais fácil, né?"
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Empresas que controlam prisões privadas esperam lucrar com deportações prometidas por Trump
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Lula fecha os olhos ao drama das crianças ucranianas
Deixe sua opinião